Educação

Formação com professores de português ensina como melhorar a leitura

A capacitação é conduzida por especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Quarta - 03/04/2019 às 19:04



Foto: Ascom/Semec Formação com professores de língua portuguesa
Formação com professores de língua portuguesa

Os professores de língua portuguesa das escolas municipais de Teresina participaram nesta quarta-feira (03) de uma capacitação onde aprenderam a apoiar os alunos na superação de algumas dificuldades. A formação é conduzida por especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O grupo atua nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e estuda formas de melhorar as habilidades dos alunos, principalmente com leitura e escrita. Durante o encontro, os professores planejam de acordo com os resultados dos seus alunos no SAETHE, o sistema de avaliação próprio da Prefeitura de Teresina.

O diálogo com os professores de língua portuguesa foi no sentido de potencializar as estratégias do processo de formação do leitor e escritor em sala de aula. O objetivo é oferecer condições para que os alunos avancem de uma condição de menos proficientes para mais proficientes.

“Estamos buscando atingir os padrões de desempenho previstos nas avaliações, para isso é preciso ensinar estratégias de leitura aos estudantes”, explicou a coordenadora de Pesquisa Aplicada a Instrumento de Avaliação do CaEd, Hilda Micarello.

Segundo ela, formar os professores nesse sentido é importante para avançar nos resultados. “Os professores estão no dia a dia, em sala de aula, trabalhando pela melhoria do desempenho dos alunos. À medida que se apropriam dos resultados, eles têm mais instrumentos para conduzir essa prática e superar o que ainda é lacuna”, finalizou.

Amanhã (04), a capacitação no Centro de Formação Odilon Nunes será com os professores de matemática do 9º ano. Os docentes do 5º ano também passam por formação específica.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: