Educação

Canal Educação realiza formação com mediador de Goiás

A palestra contou com o mediador da rede de ensino do estado de Goiás, Inácio de Araújo Machado

Terça - 12/02/2019 às 11:02



Foto: Ascom/Seduc Canal Educação
Canal Educação

Os professores responsáveis pelo ensino a distância no Canal Educação, Programa de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado de Educação participaram nesta segunda-feira (11), com carga horária de 8 horas, da palestra de formação no auditório da TV Antares para 40 professores. 

A palestra contou com o mediador da rede de ensino do estado de Goiás, Inácio de Araújo Machado, que trouxe o tema Planejando e articulando ações pedagógicas que possibilitem o avanço da aprendizagem, habilidades e competências em leitura e resolução de problemas dos alunos da rede estadual do Piauí.

"Esta é a oportunidade para refletirmos sobre os processos de relação entre o ensino e a aprendizagem, e tão importante quanto isto é a forma que o professor ensina o estudante. Então estamos neste encontro pensando nos modelos que cada estudante aprende, na forma como cada um internaliza os processos de aprendizagem e na forma em que aprendemos e desenvolvemos o conhecimento. São estratégias de ensino, são procedimentos didáticos e metodologias, mas antes de tudo é a relação da aprendizagem e ensino", destacou o mediador.

No primeiro momento, o professor Inácio Machado abordou estilos de aprendizagem dos estudantes, destacando que cada um possui uma abordagem diferente dentro de sala de aula e o professor deve ficar atento às habilidades individuais (visuais, escritores, sonoros). O mediador elencou ainda estratégias de ensino e aprendizagem para os professores usarem em sala de aula.

Para a coordenadora do acompanhamento pedagógico do Pacto pela Aprendizagem, Viviane Carvalhedo, a ideia é continuar evoluindo o desempenho do Piauí no SAEPI e Prova Brasil, provas que medem a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no ensino da rede pública.

"Nós obtivemos um desempenho interessante ao observar os números com uma evolução em desempenho na avaliação do SAEPI e da Prova Brasil, entre 2016 e 2017. Este resultado foi maior comparado ao desempenho no período de 2012 a 2016. Trouxemos o professor mais uma vez para tratar sobre avaliação, desempenho e matriz de referência olhando para as habilidade e competência dos nossos alunos enxergando como podemos melhorar ainda mais o desempenho", pontuou a coordenadora.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: