Economia

Setor Industrial em Teresina recebe palestra com Cícero Rocha

O fundador do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, estará em Teresina (PI) para ministrar uma palestra na próxima terça (13/08)

Redação

Sábado - 10/08/2019 às 07:19



Foto: Divulgação Cicero Rocha
Cicero Rocha

Abordando o tema "Sucessão Familiar: Como passar o bastão?". O evento vai ocorrer a partir das 18h. Recentemente o especialista participou do Fórum Interno de Alta Gestão da Empresa FerroNorte,  momento o qual lançou um novo programa de gestão familiar para o empreendimento, a fim de otimizar os resultados e, ao mesmo tempo, promover a transformação da empresa. Cícero Rocha também é fundador e presidente do Instituto Empresariar, instituição referência no Brasil na profissionalização de empresas familiares e professor convidado do MBA da Wharton Business School (EUA) na disciplina de Governança Corporativa em Empresas Familiares.

De acordo com Cícero Rocha, as empresas familiares precisam entender métodos e técnicas específicas para alcançar a longevidade e passar o bastão de forma correta. "Por mais que trabalhar em família seja uma oportunidade de reduzir custos e ter colaboradores mais comprometidos com os resultados, existem alguns riscos iminentes nessa situação, tanto é que são poucas as empresas que sobrevivem à sucessão. Vamos falar sobre essas questões, mas também sobre as oportunidades que muitas vezes passam desapercebidas nessas empresas. É valido ressaltar que, por meio do conhecimento e com otimização de recursos, as famílias se tornam mais felizes e empresas mais prósperas", disse.

Com o intuito de alinhar os negócios e a relação entre os familiares, o Instituto Empresariar criou o método Balanced Family Business (BFB), onde funcionários da empresa, especializados no assunto, com vivência prática e conhecimento multidisciplinar, ajudam no processo de sucessão e de profissionalização da empresa. De acordo com o fundador do Instituto, Cícero Rocha, participam do método psicólogos, advogados, especialistas em economia, dentre outros. "No BFB temos o objetivo de analisar as particularidades de cada empresa. Os especialistas realizam um raio-x desta, com o objetivo de identificar os seus riscos, as oportunidades e mostrar que é possível balancear uma empresa familiar, tornando-a de sucesso. O mais importante é que esse trabalho é desenvolvido também respeitando a essência de cada família empreendedora, de uma forma que os membros desse negócio continuem se respeitando e trabalhando para gerir uma grande empresa", explica.

Sobre CÍCERO ROCHA

Cícero Rocha, é fundador e presidente do Instituto Empresariar, instituição referência no Brasil na profissionalização de empresas familiares. É professor convidado do MBA da Wharton Business School (EUA) na disciplina de Governança Corporativa em Empresas Familiares. O Presidente do Instituto Empresariar tem especialização em empreendedorismo e start up nas empresas familiares pela Universidade de Babson nos Estados Unidos e também tem mestrado em Administração e Marketing pela Universidade Federal do Ceará. Conselheiro em mais de 10 empresas familiares nacionais, é Presidente do Conselho da Fazenda Progresso, em Mucugê-BA na Chapada Diamantina, faz parte do Conselho das empresas do Vale do São Francisco em Pernambuco, como IBACEM e AGRIVALE.

Além disso, Cícero é formado em Conselheiro e Governança Coorporativa é Referência nacional em empresas familiares, já atuou em mais de 600 projetos no Brasil, implantando o método BFB (Balanced Family Business), levando resoluções mais adequadas, transformando o indivíduo-chave, a família, a empresa e as questões societárias.

Fonte: Joseanne Nery

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: