Economia

Novidades do campo

Feira Estadual da Agricultura Familiar promete inovação e produtos de qualidade

Marcada para os dias 23 a 25 de outubro, o evento vai reunir 200 expositores de todo o Estado, com uma expectativa de receber 10 mil visitantes

Terça - 14/10/2025 às 14:18



Foto: Rejane Tavares
Rejane Tavares

A segunda edição da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí promete mostrar ao público muita inovação e a produtos de qualidade que vêm  do campo. Marcada para os dias 23 a 25 de outubro, o evento vai reunir 200 expositores de todos os territórios do estado, com uma expectativa de receber 10 mil visitantes no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Em entrevista ao Podcast Piauí Hoje, com o jornalista Luiz Brandão, a secretária estadual da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, falou sobre algumas das novidades que o público poderá encontrar. 

"Nós vamos ter muitas cooperativas. Uma delas, que vai participar pela primeira vez comercializando carne de ovinos e caprinos da região de Paulistana e Betânia, que é considerada a carne de ovinos mais saborosa que tem no estado", revelou a secretária. Ela acrescentou que  os visitantes encontrarão também produtos já industrializados, como temperos da agricultura familiar.

Outro destaque fica por conta de um produto que une criatividade e sofisticação. "Teremos por lá as produtoras que fazem um mel de caju para temperar saladas, que é da alta gastronomia", conta Rejane. Para demonstrar o potencial gastronômico desses ingredientes, uma chef de cozinha estará no local preparando pratos ao vivo, utilizando exclusivamente os produtos adquiridos dos agricultores expositores.

A secretária ressalta que a feira também será  uma experiência cultural e de conhecimento. "É um momento de muita troca, de muito intercâmbio e também de muita animação, muita festa. Vamos ter muito forró". A programação inclui apresentações do coral das cantadeiras, grupos de bumba meu boi, violeiros e demais manifestações artísticas que representam a cultura popular do Piauí.

Rejane Tavares reforça o convite ao público, destacando o impacto social de participar do evento. "Quando a gente vai pra uma feira dessa e compra dos agricultores, a gente está fazendo a roda da economia rodar também e está permitindo a esses agricultores geração de renda, permanência no campo, preservação ambiental e processo de organização. Quando a gente compra da agricultura familiar, a gente mexe com uma cadeia sistêmica enorme". A entrada é gratuita e o evento funcionará das 8h às 17h, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

Confira a entrevista completa no canal do Piauí Hoje no Youtube, no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=e0gYrC9xSY0 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: