
O Pix Parcelado, modalidade de crédito que permite dividir um Pix sem a necessidade de limite no cartão, teve sua regulação adiada. O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (3) que a publicação das regras, antes prevista para setembro, deve ocorrer na última semana de outubro.
O adiamento e o novo cronograma foram oficializados durante o Fórum Pix, comitê consultivo que auxilia o BC nas definições do sistema. A primeira etapa da regulação focará em padronizar a definição do produto, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários.
As soluções de parcelamento de Pix que já são oferecidas pelas instituições financeiras de forma privada poderão continuar valendo, desde que estejam em conformidade com a nova regulação.
O BC detalhará os procedimentos operacionais e a padronização da experiência do usuário, tanto na contratação quanto no pagamento das parcelas, no início de dezembro. Após a publicação, as instituições financeiras terão um prazo para se adequar às novas regras.
Bloqueio de Chaves Fraude
Além do Pix Parcelado, o Banco Central anunciou uma medida para fortalecer a segurança do sistema. A partir deste sábado (4), o BC passará a bloquear chaves Pix que foram marcadas pelas instituições participantes como utilizadas em golpes e fraudes. O mecanismo visa aumentar a segurança da ferramenta de transferências instantâneas.
Fonte: Agência Brasil