O presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), Paulo Dantas da Costa, disse ao Piauí Hoje que a redução na taxa de desemprego no Brasil reflete um "equilíbrio na sociedade". A taxa caiu para 6,6% no trimestre finalizado em agosto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Esse é um dado muito baixo para qualquer economia. [...] Então, é um dado muito positivo, é um indicador de que a economia está sendo bem conduzida, os resultados são positivos e a leitura que se faz é de um equilíbrio na sociedade. A sociedade está vendo uma certa tranquilidade na condução da coisa, da economia e do estado brasileiro de um modo geral. Estamos vivendo um momento excepcional para a economia brasileira", afirma Paulo Dantas.
A taxa de desemprego registrada foi a menor para o mês de agosto em toda a série histórica da PNAD, iniciada em 2012. Uma taxa tão baixa quanto 6,6% foi atingida pela última vez em dezembro de 2014.
Além disso, a população desocupada caiu para 7,3 milhões, o menor número de pessoas procurando trabalho desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.
Veja mais:
Desemprego cai para 6,6% no trimestre finalizado em agosto, menor nível da história
No mês de agosto, Brasil abriu 232 mil vagas formais de trabalho, acima do esperado