
Usar tecnologia inovadora para impulsionar o turismo no Nordeste é o objetivo do Programa Destino Futuro, lançado nesta sexta-feira (4) no Recife. A iniciativa busca conectar startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do setor turístico para resolver problemas enfrentados na atividade.
Realizado em parceria pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Porto Digital, o programa investirá cerca de R$ 3 milhões no desenvolvimento de soluções. As inscrições estarão abertas até o dia 5 de maio e os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da EmbraturLab.
A ação abrange também os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde a Sudene também atua. O objetivo é aumentar a competitividade e modernização do setor turístico, desenvolvendo soluções tecnológicas sustentáveis no mercado de turismo.
Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destacou que o turismo no Nordeste é um setor estratégico para geração de empregos, com impacto direto em uma cadeia produtiva extensa que inclui hotéis, serviços de lazer, e outros.
O programa busca soluções inovadoras para problemas enfrentados por empresários, desde a logística até o uso sustentável de recursos, como água e energia, adaptados à realidade do turismo local.
O Programa Destino Futuro ocorrerá em três fases. A primeira selecionará 20 propostas de negócios, a segunda escolherá entre 10 e 15 propostas de inovação, e a última fase escolherá cinco soluções, que receberão mentoria do Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina.
Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 533 mil para o desenvolvimento das soluções, com prazo de até 12 meses para execução. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a capilaridade das soluções, que podem ser aplicadas em diversas cidades e empreendimentos.
Fonte: Agência Brasil