PETRÓLEO

Produção de petróleo pela Petrobras cresceu 2% no último trimestre de 2023

Segundo a Petrobras, produção própria de óleo no pré-sal foi cerca de 1,9 milhões de barris por dia, um aumento de 3,5%


Petrobras

Petrobras Foto: Divulgação

Petrobras anunciou nessa quinta-feira (08) os resultados relativos ao último trimestre de 2023. Segundo a estatal, a produção média de óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural comum atingiu 2,94 milhões de boed (barris de óleo por dia), um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior.

Segundo a companhia, a produção própria de óleo no pré-sal foi de 1,937 milhões de boed, um aumento de 3,5%. Esse aumento é atribuído aos ramp-ups das plataformas P-71, FPSO Almirante Barroso, e outros fatores como a entrada de novos poços nas Bacias de Campos e Santos.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou os sucessos alcançados ao longo do ano de 2023, com recordes registrados em várias áreas da empresa.

“O quarto trimestre de 2023 consolidou os bons resultados que alcançamos ao longo do ano. O ano de 2023 foi de muito trabalho, mas ao mesmo tempo de muitos êxitos e conquistas pela Petrobras. Recordes ocorreram em diversas áreas da companhia, do E&P ao Refino, coroando todo o esforço do nosso time. Estamos extremamente orgulhosos”, disse o presidente da estatal.

No quarto trimestre, a Petrobras registrou recordes na produção total de 4,05 milhões de boed, na produção própria no pré-sal de 2,33 milhões de boed e no Índice de Utilização do Gás Associado (IUGA) de 98%.

Além disso, foram divulgados os números anuais, com destaque para o aumento de 3,7% na produção total de óleo e gás natural em relação a 2022. A empresa atingiu um recorde na produção operada, com média de 3,87 milhões de boed.

 O Fator de Utilização Total (FUT) do parque do refino foi de 92% em 2023, quatro pontos percentuais acima do ano anterior. Segundo os dados divulgados, a petrolífera também aumentou sua participação em diesel, gasolina e QAV (querosene de aviação), alcançando 68% da produção total.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: