Economia

BLACK FRIDAY

Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday

Febraban recomenda que consumidor tenha cuidado nas compras

Da Redação

Terça - 26/11/2024 às 08:33



Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil Black Friday
Black Friday

O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras da Black Friday. Desde 30 de outubro, a entidade abriu um link específico em seu site para receber queixas dos consumidores sobre as promoções. Os principais problemas citados são não entrega ou demora na entrega de produtos (394 casos), produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (142 casos), pedido cancelado após finalização da compra (128 casos), produto ou serviço indisponível (105 casos) e maquiagem de desconto (101 casos).

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dez recomendações para aumentar a segurança nas compras da Black Friday. A entidade orienta que os consumidores dêem preferência a lojas conhecidas e verifiquem a reputação de páginas desconhecidas em sites de reclamações. Além disso, é aconselhado acessar os sites de compra digitando o endereço diretamente no navegador e desconfiar de promoções com preços muito abaixo do valor real do produto.

 A Febraban também alerta para o cuidado com e-mails de promoções com links, sugerindo que o consumidor verifique a idoneidade da empresa antes de clicar. Outra recomendação é optar pela compra garantida, onde a plataforma retém o valor da compra até a confirmação positiva do comprador. Em lojas de redes sociais, deve-se verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores confiáveis e comentários de outros compradores. A Febraban também sugere o uso de cartão virtual para compras online e a ativação de avisos por SMS para transações, garantindo maior segurança e controle sobre as compras.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: