Economia

PROGRAMA GÁS DO POVO

Piauienses podem receber até 6 botijões de gás gratuitos; previsão de entrega em novembro

Para comprovar o direito ao benefício, será necessário apresentar documentos como o cartão do Bolsa Família ou o cartão da Caixa Econômica Federal

Da Redação

Sexta - 03/10/2025 às 11:06



Foto: Reprodução/governo federal Governo anunciou as regras nesta sexta-feira (03)
Governo anunciou as regras nesta sexta-feira (03)

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (3) as regras do programa “Gás do Povo”, que tem como objetivo fornecer gratuitamente o botijão de gás para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 759). As famílias piauienses podem receber até 6 botijões de gás gratuitos.

Terão prioridade no recebimento do benefício as famílias que já recebem o Bolsa Família, com renda de até R$ 218. Para participar, é necessário que o registro no CadÚnico esteja atualizado há no máximo 2 anos.

A previsão é de que os primeiros botijões gratuitos comecem a ser entregues na segunda quinzena de novembro. Embora ainda não exista um cronograma oficial divulgado, a expectativa do governo é de que o programa alcance todos os beneficiários até março de 2026.

A retirada do botijão será feita nas revendedoras de gás de cozinha (GLP) credenciadas pelo governo. Para comprovar o direito ao benefício, será necessário apresentar documentos como o cartão do Bolsa Família ou o cartão da Caixa Econômica Federal.

A quantidade de botijões disponíveis por ano varia conforme o número de pessoas na família. Famílias com duas ou três pessoas terão direito a quatro botijões por ano. Já famílias com quatro ou mais pessoas poderão receber até seis botijões por ano.

Os auxílios não serão cumulativos, ou seja, os créditos que não forem usados em um mês não poderão ser acumulados para o mês seguinte. A validade do benefício também varia de acordo com o tamanho da família

  • Três meses para famílias com até três pessoas;

  • Dois meses para famílias com quatro ou mais membros.

As revendedoras que desejarem participar do programa deverão seguir regras específicas de identidade visual nos pontos de venda, botijões, veículos de transporte e materiais de comunicação. O aplicativo oficial do programa mostrará os postos credenciados mais próximos da residência de cada beneficiário.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: