
O Piauí está ampliando suas estratégias para atrair investimentos no agronegócio, setor que tem se consolidado como um dos pilares da economia brasileira. Nesta segunda-feira (07), durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o governador Rafael Fonteles (PT) destacou as potencialidades da agropecuária e da agroindústria piauiense, com o objetivo de gerar novos empregos e incrementar a renda da população.
Rafael Fonteles reforçou o compromisso de implementar medidas para alavancar o setor no estado. "O Piauí tem um cenário favorável para o agronegócio, com terras produtivas, clima adequado e logística em expansão. Queremos atrair investidores para fortalecer toda a cadeia produtiva, desde a agricultura familiar até a agroindústria", afirmou.
O agronegócio no Piauí e no Brasil
* Em 2024, o agronegócio representou 27% do PIB brasileiro.
* O Piauí é o 3º maior produtor de grãos do Nordeste, com destaque para soja, milho e algodão (IBGE, 2023).
* A agroindústria no estado cresceu 12% nos últimos três anos, impulsionada por investimentos em processamento de carnes e grãos.
* O setor agropecuário responde por 18% dos empregos formais no Piauí.
Na Fiesp, Rafael Fonteles destacou as potencialidade do Piauí para agronegócio
A reunião na Fiesp teve como foco apresentar oportunidades de negócios no estado, incluindo incentivos fiscais e parcerias público-privadas. "Queremos transformar o Piauí em um hub de produção e exportação, gerando desenvolvimento sustentável", destacou Fonteles.
Geração de emprego e renda
Com a atração de novos investimentos, a expectativa é ampliar a formalização de postos de trabalho e aumentar a renda média no campo e nas cidades. O governo estadual já planeja ampliar programas de capacitação técnica e infraestrutura logística para consolidar o crescimento do setor.