Economia

ECONOMIA

Pesquisa aponta que mulheres no Piauí ganham 12% a menos que homens

O estudo foi feito pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais

Da Redação

Quarta - 08/06/2022 às 14:50



Foto: Divulgação Mulher trabalhando
Mulher trabalhando

Um estudo realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais relacionado a mulher no cenário socioeconômico no Piauí aponta um desigualdade com realçao ao salário que o homem ganha.

Se acordo com o  Cepro, o estudo aponta dados sobre a participação da mulher na política, no mercado de trabalho, além dos indicadores relacionados a educação, a saúde e a violência. A seleção dos indicadores utilizados no estudo considera um conjunto proposto pelo IBGE, a partir da participação do Brasil num grupo interinstitucional de peritos em indicativos de gênero. 

Um dado que foi apontado dentro do estudo é que ao longo dos anos a mulher foi perdendo o poder de ganho se comparado o salário do homem no estado. O rendimento mensal diz que de 2018 para 2020, a mulhe passou a ganhar 12% a menos do que o homem.

"Cabe ressaltar, também, que no período em observância, em 2018, as mulheres recebiam em média 91% do salário dos homens. Em 2019, caiu para 90% e, em 2020, para 88%, demonstrando, assim, as desvantagens graduais relacionadas aos rendimentos médios salariais entre mulheres e homens", disse.

Segundo Juciara Linhares, gerente de Estudos Sociais da superintendência Cepro, na Seplan, o trabalho busca apresentar os indicadores de gênero mais recentes em nível estadual. “A partir dos resultados dos indicadores estudados podemos observar, com relação a inserção das mulheres na política, uma baixa participação, tanto na esfera estadual quanto na municipal, cabendo uma maior disposição para o engajamento nestes espaços”, afirmou.

Juciara também destaca outro aspecto observado: “embora as mulheres apresentem escolaridade média superior à dos homens, a participação delas no mercado de trabalho ainda não gerou rendimentos mais elevados. Elas ainda sofrem muitas restrições na ocupação dos espaços e também não detêm rendimentos superiores advindos da sua força de trabalho”. 

Reserva de ações da Eletrobras com recursos do FGTS começa hoje

Maior grupo do ensino superior abre as portas para startups em ecossistema de inovação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: