Economia

Ministro Fernando Haddad busca investimentos de empresas dos EUA no Brasil

Durante o evento ministro também explicou a reforma tributária no país

Da Redação

Quarta - 17/04/2024 às 08:56



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ministro Fernando Haddad
Ministro Fernando Haddad

Durante viagem aos Estados Unidos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou oportunidades de investimento a empresários americanos e discutiu maneiras de aumentar o financiamento para a transição ecológica. Ele participará de reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20 em Washington ao longo da semana.

Em um evento na Câmara de Comércio dos Estados Unidos na terça-feira (16), Haddad discutiu os impactos da reforma tributária aprovada no ano passado nos investimentos estrangeiros no Brasil. Ele afirmou que a reforma corrigiu um problema de longa data ao ajustar a tributação sobre o consumo no país.

Quanto à regulamentação da reforma tributária, cujos projetos serão enviados ao Congresso na próxima semana, Haddad assegurou que os detalhes das regras não prejudicarão a reforma constitucional. Ele prevê que o Brasil terá um sistema tributário de primeiro mundo a partir de 2027.

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento e ex-presidente do Banco Central, também esteve presente no evento. Ele apresentou um diagnóstico sobre a América Latina e destacou que, apesar do desafio de reduzir a grande desigualdade social no continente, a transição ecológica representa uma “janela de oportunidade” para a região.

Em um evento paralelo, Haddad discutiu a importância de ferramentas e plataformas que financiam iniciativas de transição ecológica. Ele enfatizou a importância de compartilhar as experiências de países como o Brasil para avançar nas políticas de economia sustentável.

Mark Carney, Enviado Especial da ONU para a Ação Climática, elogiou a consistência e a estrutura do plano de transição ecológica apresentado durante a presidência brasileira do G20. Ele defendeu reformas radicais no financiamento internacional para o meio ambiente.

Na quarta-feira (17), Haddad participará de vários eventos paralelos à reunião do G20. Ele estará presente no painel “A força tarefa da fome” na sede do Banco Mundial às 9h (horário local). Às 10h30, ele participará de uma discussão sobre tributação internacional em um evento organizado em parceria entre Brasil e França na sede do FMI. À tarde, ele participará das reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI. À noite, ele irá a um jantar oficial de trabalho do G20 na sede do FMI.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: