Economia

SAQUE-ANIVERSÁRIO

Ministro confirma aval para encerrar o saque-aniversário do FGTS

Segundo Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, a modalidade acabava "enxugando" o Fundo em cerda de R$100 bilhões ao ano

Da Redação

Sexta - 13/09/2024 às 11:52



Foto: Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil A categoria permite retirar todo ano uma determinada parcela do Fundo de Garantia
A categoria permite retirar todo ano uma determinada parcela do Fundo de Garantia

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que o fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está prestes a acontecer. Segundo ele, o presidente Lula (PT) já deu aval para enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional que vai tramitar ainda neste ano. A informação havia sido dada em entrevista à TV Globo.

O saque-aniversário é uma modalidade opcional oferecida pelo FGTS em que o trabalhador pode sacar o valor que possui de forma parcial, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário. Desde 2020, essa categoria de saque permite retirar todo ano uma determinada parcela do Fundo de Garantia. Por outro lado, aqueles que optam por isto perdem o direito de sacar o valor total do FGTS caso sejam demitidos sem justa causa.

Ainda segundo o ministro, o saque-aniversário, que foi criado e instituído no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acabava “enxugando” o Fundo em cerca de R$ 100 bilhões ao ano. Isso também afetaria, segundo ele, os investimentos em habitação, já que grande parte dos trabalhadores utilizam os valores do FGTS para financiar imóveis.

A proposta do governo extingue o modelo, mas oferece novidades, como a possibilidade de crédito consignado para a iniciativa privada. Atualmente, apenas servidores públicos podem ter acesso a esse tipo de empréstimo que é descontado em folha. Uma resolução sobre o tema aprovada pelo conselho curador do FGTS em junho também permite oferecer a modalidade a prestadores de serviço via Microempreendedor Individual (MEI) e trabalhadores domésticos.

Fonte: CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: