
Mais de 85 mil atendimentos já foram realizados no Piauí nas agências dos Correios para aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A adesão ao acordo de ressarcimento segue disponível até novembro em 180 unidades espalhadas pelo estado.
Na capital, Teresina, são seis agências que atendem todas as regiões da cidade. A iniciativa tem como foco principal os beneficiários que enfrentam dificuldades com canais digitais.
Em todo o Brasil, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram registrados desde o início da ação, que é fruto de uma parceria entre os Correios e o INSS. O serviço começou a ser oferecido no dia 30 de maio e contempla diversas etapas:
• Consulta de descontos no benefício;
• Contestação de descontos não autorizados;
• Confirmação de descontos autorizados;
• Após 15 dias úteis, validação ou contestação da resposta da entidade responsável;
• Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o beneficiário não possa comparecer, é possível nomear um representante legal ou procurador com procuração válida.
A estatal alerta que nenhum funcionário dos Correios ou servidor do INSS está autorizado a visitar casas para tratar do assunto. O atendimento ocorre exclusivamente nas agências dos Correios, no aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.