ESTUDOS

‘Covid-19: economia global de joelhos’ é o tema do VI episódio da série documental

“Todo material que produzimos representa um período: o momento em que a humanidade se deparou com o Coronavírus Covid-19


Economia Global de Joelhos

Economia Global de Joelhos Foto: Divulgação

Em apenas poucos meses, desde o surgimento da Covid-19 na China - o mercado financeiro padeceu – e a economia mundial ficou joelhos olhando a maior queda das Bolsas desde a crise financeira de 2008. Esse pano de fundo compõe o VI episódio da série documental ‘A tirania da minúscula coroa: Covid-19’, que traz depoimentos de nomes importantes do cenário macroeconômico nacional e internacional. 

Apresentado pelo mentor do projeto Adalberto Piotto, autor do filme ‘Orgulho de se brasileiro’, e um dos jornalistas econômicos mais destacados do País, o episódio debate a crise econômica gerada pelo Coronavírus em diferentes espaços de tempo. “Começamos a ouvir depoimentos desde as primeiras semanas para construir essa narrativa complexa, de tentar captar uma percepção da gravidade do problema – acompanhado uma linha de tempo. Esse é um episódio de enorme desafio, que segue tendências de séries do Netflix – que somos grandes fãs”, releva Gustavo Girotto, autor e diretor da série.

O novo capítulo, como nos últimos, agora contou com a orientação de Benito Salomão - doutorando em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e Visiting Researcher at University of British Columbia – Canadá. “A economia brasileira que atravessou uma década perdida em termos de crescimento, foi alvejado pelo mais grave choque da sua crise recente. A crise do Coronavírus impôs novos paradigmas à ciência econômica, uma vez que esta protagonizou retrações simultâneas pelo lado da oferta e demanda. Os governos de forma geral e o Brasil de forma específica, veem seus instrumentos clássicos de política econômica parcialmente neutralizados. No Brasil, a crise ainda é agravada pelo ambiente político polarizado e tóxico. Vamos debater esse episódio diante de olhares antagônicos – em diferentes aspectos de tempo – e tentar alcançar uma lógica de compreensão. Se é que isso pode ser possível, diante daqueles que comandam o Brasil”, assevera Salomão.

No time de debatedores escalados estão Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Monica de Bolle Pesquisadora Sênior do Peterson Institute for International Economics e professora da Universidade Johns Hopkins, Roberto Macedo, doutor em Economia pela Universidade de Harvard (EUA) e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Sergio Vale, economista chefe da MB Associados, Nicola Tingas, que ocupou cargos tanto no brasil como Nova York, e atualmente é economista chefe da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), André Perfeito, economista-chefe da corretora Necton e eleito Economista-Chefe do Ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil, José Cláudio Securato – doutor em economia e ex-presidente do Ibef-SP, Rodrigo Moliterno, economista e head de Renda Variável da Veedha, Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais, Fernanda Consorte, economista chefe do Banco Ourinvest, Carlos Honorato, economista e professor da FEA-USP, Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, Luiz Alberto Machado, diretor-adjunto do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e Simone Pasianotto, economista chefe da Reag Investimentos. 

Para Juliano Sartori, diretor de produção, e Ricardo Sartori, diretor de arte, esse é o episódio de conteúdo mais denso – em termos de edição e dinâmica. “A construção desta time line - de organizar diferentes momentos – é gratificante. Todo material que produzimos representa um período: o momento em que a humanidade se deparou com o Coronavírus Covid-19. É um acervo que servirá de consulta para sempre - e isso nos orgulha”, destacam os diretores que comandam o estúdio da Via d’Ideia.

Por fim, com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tercio David Braga e orientação de Adalberto Piotto – o teaser do episódio VI, que conta com a mentoria de Benito Salomão – “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” já pode ser visto no https://youtu.be/cgH1OB3A8mE

Ficha Técnica:

“A tirania da minúscula coroa: Covid-19”.

Título – série documental

Gustavo Girotto

Direção geral / Entrevistas

Ricardo Sartori

Diretor de arte

Juliano Sartori

Diretor de produção

Adalberto Piotto

Orientação/mentoria

Tercio David Braga

Estruturação de temas/Divulgação

Nana Santiago

Redes Sociais/Estratégia


Episódio: no https://www.youtube.com/watch?v=mbCCReCHg24&feature=youtu.be

Fonte: Gustavo Girotto

Próxima notícia

Dê sua opinião: