Economia

VAZAMENTO

Fidúcia nega vazamento de chaves Pix e rescinde contrato com cliente

A empresa afirmou que um único cliente pediu informações em larga escala, mas foi bloqueado

Da Redação

Quarta - 20/03/2024 às 08:03



Foto: Marcello Casal /Agência Brasil Banco Central
Banco Central

A Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) negou o vazamento de dados de mais de 46 mil chaves Pix. Acusada pelo Banco Central (BC) na segunda-feira (18), a empresa divulgou nota à imprensa, afirmando que um cliente pediu informações em larga escala, mas foi bloqueado.

A empresa informou que não houve o vazamento de nenhum dado bancário, informações cadastrais e chaves Pix.

“Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, informou.

Segundo o comunicado, o que aconteceu foi que um único cliente usou uma "base de dados proprietária" para fazer uma consulta.

“O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou.

A nota destacou ainda que nenhum cliente foi vítima de movimentação financeira indevida e que nenhum saldo foi subtraído ou alterado, como o próprio BC havia informado na segunda-feira (18).

A Fidúcia alegou ter tomado as providências preventivas, junto ao Banco Central, para impedir que consultas indevidas voltem a acontecer, e destacou que está usando recurso de ocultação parcial de dados de chaves Pix, como solicitado pelo BC.

O Banco Central havia comunicado que um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia tiveram seus dados cadastrais vazados, mas que dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. Esse é o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: