A Equatorial Piauí vai apoiar 60 projetos nas áreas do turismo e do esporte, através de parceria firmada com o Governo do Estado. O apoios serão possíveis através do Sistema de Incentivo ao Turismo e ao Esporte, nos moldes do que já acontece na Cultura. As novidades foram apresentadas no evento "Boto Fé", realizado na tarde desta quarta-feira (21), no Centro Cultural Clube dos Diários.
Participaram do evento o secretário de Fazenda, Emílio Júnior, o secretário de Cultura, Carlos Anchieta, o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, e a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, além de artistas, produtores culturais, esportistas, profissionais do turismo e empresários.
"Ao longo do dos últimos anos nós já participamos de mais de 300 projetos, foram mais de 30 milhões de reais investidos na cultura e agora, recentemente, com as novas políticas de incentivo do Governo, nós vamos estar fazendo grandes projetos no esporte e no turismo", disse o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares.
O financiamento é uma contrapartida oferecida pelo Estado para as empresas, através de desconto no ICMS. As empresas que investem nos projetos selecionado pelos sistemas de incentivo podem ter esses valores abatidos no ICMS, como explicou o secretário de Fazenda, Emílio Júnior.
Desde 2020, a Equatorial Piauí já apoiou 256 projetos de Cultura, selecionados através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (SIEC). São mais de R$ 25 milhões investidos. Segundo Kézia Marques, gerente corporativa de responsabilidade social do Grupo Equatorial, neste ano, 19 projetos de Esporte serão apoiados pela empresa por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com investimento total de R$ 2,2 milhões.
Instituto Equatorial
Durante o evento, a Equatorial Piauí também apresentou o Instituto Equatorial, uma iniciativa que surge com a intenção de investir no social, com enfoque na educação e na empregabilidade.