Economia

MEIO AMBIENTE

Conheça a proposta de conservação ambiental: Estação Ecológica de Uruçuí-Una

A Conesul e o Brejo das Meninas, responsáveis pela proposta, defendem que todos os manejos são baseados em estudos técnicos

Da redação

Quarta - 28/08/2024 às 13:31



Foto: Divulgação Estação Ecológica de Uruçuí-Una
Estação Ecológica de Uruçuí-Una

A Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una, localizada no município de Ribeiro Gonçalves, Piauí, ocupa uma área de 135 mil hectares no bioma Cerrado, sendo uma das áreas mais importantes de preservação ambiental no Brasil. Criada pelo Decreto nº 86.061 de 2 de junho de 1981, a unidade enfrenta, atualmente, um processo de revisão e atualização de seu perímetro.

O objetivo da nova proposta de conservação é melhorar os limites geográficos da área de preservação, focando na sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais. A proposta inclui uma série de ações, como inventários florestais e de fauna, levantamento de famílias e propriedades afetadas, além da criação de novos mapas e documentos técnicos que sustentam a argumentação para um novo decreto presidencial.


A Conesul e o Brejo das Meninas, responsáveis pela proposta, defendem que todos os manejos são baseados em estudos técnicos, visando à viabilidade sustentável da área sem comprometer os princípios da preservação ambiental. O foco principal é educar a sociedade e  os visitantes sobre a importância da manutenção dos recursos naturais renováveis, promovendo, ao mesmo tempo, a função social da área.

Essa iniciativa busca não apenas a atualização de dados técnicos, mas também uma proposta para aumentar o ganho ambiental da unidade, garantindo a proteção dos ecossistemas e a conscientização ambiental para as gerações futuras.

Fonte: Giuliano Villa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: