NEGOCIO

Coffee Break: O que é e como montar?

Na prática, você dedica poucos minutos para gerar mais confiança entre os colaboradores e deste modo aumentar a produtividade


Café da manhã

Café da manhã Foto: Divulgação

Coffee Break: O que é e como montar?

O coffee break é uma boa forma de quebrar a rotina e repor as energias antes de uma semana atarefada. Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, o tradicional momento do cafezinho pode ser um importante aliado para aumentar resultados.

Isso porque uma quebra de rotina pode aumentar o engajamento dos colaboradores e, quando usado de forma estratégica, torna-se uma forma fácil, simples e extremamente valiosa dentro da empresa.

Na prática, você dedica poucos minutos para gerar mais confiança entre os colaboradores e deste modo aumentar a produtividade. Indo além disso, esse café da tarde ainda melhora o clima organizacional, evitando possíveis desinteresse e rotatividade de profissionais.

Para explicar o que é o coffee break e mostrar como ele pode ser um importante aliado, nós preparamos este artigo e reunimos tudo o que você precisa saber!


O que é coffee break?

O coffee break é um termo que vem do inglês e significa como “pausa para o café”. No mundo corporativo, ele funciona como um intervalo para repor as energias dos colaboradores ou gerar um momento oportuno de network em seminários, workshops, congressos, reuniões, cursos e outros encontros empresariais.

Geralmente, essa pausa para o café conta com uma mesa aberta ao público, que tem uma extensa variedade de opções. Assim, não há um cardápio seguido à risca. Pelo contrário, você pode contar com lanches, petiscos e diferentes opções de bebidas, como sucos, refrigerantes, água e café.

Vale destacar que não chega a ser uma refeição completa, como um almoço, mas sim um aperitivo para comer rapidamente e em seguida voltar aos afazeres.

Outro ponto igualmente importante, o coffee break costuma acontecer em 30 minutos em média, mas não chega a ser uma obrigatoriedade. Em alguns casos, a quantidade de participantes da pausa é tanta que toda a pausa dura uma hora ou mais.

Por fim, vale destacar que todas as opções de lanches e aperitivos devem ser práticos. Ou seja, que permita se servir sem o uso de garfo e faca ou que precise de um lugar para ficar sentado até terminar de comer.


Qual a diferença entre coffee break e brunch?

O coffee break é uma pausa para o café e conta com aperitivos e lanches mais práticos. Assim, todas as opções podem ser comidas em pé e sem a necessidade de garfo e faca. Já o brunch mistura o café da manhã e o almoço. Por isso, ele conta com opções que vão além dos lanches e salgados, tendo pratos montados para uma refeição completa.


Como montar um bom coffee break?

Até mesmo um coffee break simples pode ser montado e gerar consequências positivas para a ocasião. Felizmente, para montá-lo, basta se fazer algumas perguntas.

A primeira é se questionar sobre a duração da sua tarefa.

Por exemplo, você está à frente da empresa e nota que os colaboradores não estão tão motivados quanto poderiam. Neste caso, considere o expediente que falta a ser feito e considere o tempo ideal.

Para efeitos de comparação, geralmente o intervalo ideal é de 30 minutos para cada 120 minutos gastos em um afazer. Ou seja, caso falte três horas até acabar o expediente, considere uma pausa de 45 minutos.

Em eventos, como seminários, workshops, cursos etc, você precisa considerar o coffee break no início e próximo ao fim do evento.

Ou seja, caso o ciclo de palestras dure 8 horas (das 9 às 18 horas), você pode ter uma pausa para o café às 10 horas, um horário de almoço às 13 horas e, por fim, um outro café às 17 horas, para encerrar o evento e facilitar o network entre gestores.

Por último, você deve focar no cardápio, sendo este o principal motivo para sucesso ou fracasso de uma pausa para o café. A melhor forma de agradar todos os presentes, seja gestores ou colaboradores, é investir em diversidade.

Caso tenha opções de doces e salgados, tente ter ao menos três opções de cada. Indo além disso, selecionar aperitivos que agradem alérgicos, vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose.


Como fazer um coffee break rápido?

Para ter um coffee break rápido, a melhor solução é recorrer ao buffet a domicilio. Geralmente, os valores são acessíveis e a entrega do cardápio dura poucas horas. Em alguns casos, toda a preparação pode levar até mesmo minutos.

Geralmente, o buffet a domicílio está entre as principais saídas ao esquecer uma data especial para a empresa ou colaboradores. Ou ainda, quando você está disposto a fazer uma surpresa aos profissionais da empresa.


Churrasco pode ser um coffee break?

Em algumas empresas, há quem prefira fazer um churrasco para 20 pessoas ao invés de um coffee break no fim do expediente. Em todo caso, não existe nada de erro nisso e muitos colaboradores podem até mesmo preferir.

Em todo caso, não esqueça de ter opções além do churrasco. Assim, você não corre o risco de não agradar veganos e vegetarianos.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: