O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira (12), uma resolução que permitirá o pagamento de boletos bancários por meio de Pix. A mudança, que entra em vigor em 3 de fevereiro, já pode ser testada com a inclusão de códigos QR nos boletos, facilitando a transação ao torná-la mais rápida e prática.
Com o novo recurso, os usuários poderão escanear o código QR pelo celular e concluir o pagamento instantaneamente, sem esperar os dias de compensação exigidos pelo modelo tradicional. Segundo o BC, o uso experimental do QR code seguirá até 2025, quando haverá uma regulamentação definitiva sobre o assunto.
Outra inovação anunciada é o boleto de cobrança dinâmico, que será vinculado digitalmente a títulos como duplicatas escriturais, previstas pela Lei 13.775/2018. O modelo visa aumentar a segurança, garantindo que o pagamento seja destinado ao legítimo detentor dos direitos do título.
De acordo com o Banco Central (BC), a novidade beneficia especialmente pequenas e médias empresas, que poderão contar com maior confiabilidade no financiamento de suas operações. O órgão afirmou, em nota, que o boleto dinâmico garante tanto ao devedor quanto ao credor a confiança de que a transação será realizada de forma correta e automática. O novo sistema depende de plataformas autorizadas pelo BC para a emissão e registro desses títulos. O uso obrigatório do boleto dinâmico deverá ocorrer até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas.
Fonte: Com informações da Agência Brasil