A companhia aérea Azul anunciou nesta sexta-feira (24) que vai suspender totalmente suas operações em 12 cidades brasileiras a partir de 10 de março. Os voos serão encerrados em Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA).
Segundo a empresa, a decisão foi tomada por causa de vários fatores, como o aumento dos custos operacionais devido à alta do dólar, problemas na cadeia de suprimentos global, falta de aeronaves disponíveis e ajustes na oferta e demanda.
Além disso, a Azul informou que vai reduzir voos e reorganizar operações em outros lugares. Por exemplo, os voos para Fernando de Noronha (PE) só poderão sair de Recife. A partir de 10 de março, os voos de Juazeiro do Norte (CE) irão direto para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que é o principal centro de operações da empresa. Já em Caruaru (PE), os voos serão feitos por aeronaves menores, como o Cessna Grand Caravan, que transporta até nove passageiros, devido à baixa procura.
A Azul garantiu que todos os clientes afetados estão sendo avisados e terão o suporte necessário, seguindo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Na semana passada, a Azul e a Abras, dona da Gol, assinaram um acordo preliminar para iniciar negociações sobre uma possível fusão. Caso isso aconteça, a nova empresa será responsável por 60% do mercado aéreo brasileiro.
Fonte: Agência Brasil