Arte e Cultura

Teresina FM lança o livro “Opinião, com Chico Leal”

Os textos que fazem sucesso no rádio estarão na prateleira para o público.

Redação

Quarta - 07/08/2019 às 14:31



Foto: Raulino Neto Chico Leal
Chico Leal

Hoje (7) a Teresina FM 91.9 vai comemorar seus 13 anos no ar. Com sinal presente em mais de dez municípios do Piauí e Maranhão, além do acompanhamento intenso de ouvintes via web, a rádio fez escola: o modelo de programas jornalísticos com notícias, entrevistas e a participação direta do ouvinte que foi pioneiro em um dial de FM em Teresina. Nomes tradicionais da comunicação piauiense já comandaram o show. Agora, com Bartolomeu Almeida, Leal Junior, Marlene Magalhães, Lícia Assunção e Chico Leal - este último, coordenador de jornalismo da Teresina FM e autor dos textos mais famosos do rádio no Piauí.

Apresentados de segunda a sexta em um dos matutinos jornalísticos mais bem sucedidos do rádio – o Jornal da Teresina 1ª Edição – em companhia de Lícia Assunção, os textos do jornalista estão muito além das ondas do rádio e tornaram-se amplamente solicitados pelos ouvintes. Resultado: “Opinião, com Chico Leal” está na internet, através do portal notempo.com.br e agora será lançado em formato de livro.

Este foi “idealizado a partir dos inúmeros pedidos de ouvintes em reunir seus melhores textos, sempre muito elogiados.”, comenta a diretora geral da Teresina FM, Nicole Elshout de Aguiar. O lançamento, além de marcar a comemoração do 13º ano da Teresina FM, também surge com uma proposta social, completa Nicole: “Consideramos o aniversário da rádio como o momento ideal para realizar o lançamento, que também é uma causa social. Vamos doar seiscentas unidades do livro para três instituições filantrópicas, 200 para cada uma. Elas poderão arrecadar verba através da venda. Dessa forma, é de grande importância conseguirmos parceiros para concretizar esse projeto e torná-lo ainda maior.”

E o Chico?

Francisco Leal de Souza, o Chico Leal, é um jornalista discreto. Quem passa por aquele senhor tranquilo e tímido, com os cabelos e a barba grisalha de quem carrega quase cinquenta anos de profissão e muito história, até poderia imaginar de onde sai tanta inspiração para escrever textos tão solicitados. Mas nem ele sabe.

Ainda adolescente, aos 14 anos, foi locutor do serviço de alto falante de sua terra natal, Água Branca. Dois anos mais tarde partiu para Teresina para a realização de um sonho: ser locutor de rádio. Começou na Rádio Clube, nos anos 1970, apadrinhado pelo hoje grande amigo, João Eudes, o Bolinha. Já passou pela TV e pelo impresso, mas o negócio de Chico é o rádio.

Há três anos integra a equipe da Teresina FM, onde é coordenador de jornalismo e comentarista do Jornal da Teresina 1ª Edição. Como todo bom jornalista, é plural, mas consegue escrever sobre amor, família ou sentimentos com a mesma brandura com que escreve sobre política.

Fonte: Icone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: