Arte e Cultura

Teresina ocupa 6ª posição entre as capitais brasileiras que mais leem

Pesquisa mostra que 471mil teresinenses são leitores com frequência

Jéssica Libânio

Segunda - 16/11/2020 às 13:40



Foto: Divulgação A leitura é importante para ampliar a visão de mundo
A leitura é importante para ampliar a visão de mundo

A 5ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na última semana, revela que Teresina é a sexta capital do Brasil com maior número de leitores. A pesquisa, que é coordenada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) desde 2007, tem o objetivo geral de avaliar o comportamento dos leitores brasileiros. Nessa edição, a Retratos da Leitura no Brasil buscou conhecer esse comportamento por meio das características de intensidade, forma, limitações, motivação e representações da leitura no país.

Na capital piauiense, 59% dos teresinenses são leitores, sendo um total de 471 mil pessoas que possuem o hábito da leitura. Esses leitores têm uma média de três livros lidos pelos últimos três meses.

Carlos Alberto Moura, servidor público e exemplo de leitor assíduo, vai além dessa média. Ele lê cerca de 12 livros por ano, dentre eles, a maioria de romance, poemas e distopias. “A leitura para mim é uma paixão que me acompanha desde cedo. Ler sempre foi um lazer, um prazer, algo que me acalma e me transporta para outros mundos. Literatura, por exemplo, foi uma das disciplinas preferidas quando ia à escola”.

A estante de livros de Carlos Alberto é repleta de obras de romances, poemas e distopias
Foto: Acervo pessoal 

Ele conta que também participa do “Clube do Livro Itinerante”, um clube de leitura em Teresina, com quase dois anos de existência e reuniões mensais, nas quais sempre decidem o próximo livro a lerem. Hoje, esse clube conta com 15 participantes e, devido a pandemia de Covid-19, acontece de forma online.

O Clube do Livro Itinerante existe há menos de dois anos e já possui 15 participantes
Foto: Acervo pessoal

Quem também faz parte desse Clube é a Araceli Alves, professora e Mestra em Estudos Literários. A pesquisadora afirma que a leitura é importante na vida de todas as pessoas por ampliar o conhecimento e a visão de mundo, pois sem o hábito da leitura, essa visão de mundo não existe, a conscientização social e política também não.

No Brasil, a falta de tempo e de gosto pela leitura, o cansaço e o altos preços dos livros estão entre as barreiras que impedem mais brasileiros a ler. Em Teresina, a maior parte dos entrevistados diz não haver dificuldade para ler, mas Araceli Alves fala como podemos melhorar ainda mais o índice de leitura na cidade, e quais as barreiras que existem na capital e em todo o Piauí. 

Araceli Alves é pesquisadora do tema e afirma que o índice em Teresina pode melhorar mais 
Foto: Acervo pessoal

 

"As maiores dificuldades que existem no nosso Estado, ainda é o alto custo dos livros e o desconhecimento da existência das bibliotecas públicas que, por exemplo, funcionam em vários bairros aqui da nossa capital. Acredito que ainda podemos melhorar e uma divulgação maior sobre as bibliotecas públicas ajudaria bastante, tendo em vista o empréstimo de livros que elas dispõem pra comunidade", comenta Araceli Alves.

Durante a pandemia do coronavírus, a maioria das bibliotecas está fechada, mas a leitura também pode ser feita, por exemplo, pelos livros digitais gratuitos e disponíveisna Internet. A seguir, confira a lista com algumas das bibliotecas de Teresina para entrar em contato em caso de funcionamento restrito e/ou frequentar após a pandemia.

Biblioteca Carlos Castelo Branco (Casa da Cultura):

Rua: Rui Barbosa,348 – Centro/sul

Fone: 3215-7849

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho:

Praça Demóstenes Avelino (Praça do Fripisa), 1788, Teresina-PI

Telefone: (86) 3221-3829

Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco - BCCB (UFPI):

Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella                                                                                                                                                          

Bairro Ininga - Teresina - PI -CEP: 64049-550

Telefone: (86) 3237-1771

Biblioteca Central (Uespi):

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150

Telefone: (86) 3213-7441

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: