Arte e Cultura

RFCC-PI promove bailinho de carnaval para pacientes oncológicos

O bailinho de carnaval foi desenvolvido pelo Projeto Aliviar da RFCC-PI

Redação

Sexta - 14/02/2020 às 21:31



Foto: Divulgação Carnaval
Carnaval

Com muita animação, alegria e samba no pé, iniciaram as comemorações de carnaval da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI). A ação aconteceu na manhã dessa sexta-feira (14), na Sala Fantasia do Hospital São Marcos, em um bailinho de carnaval com a presença do cantor Zé Roraima e a Banda Terêkids, que apresentou um repertório cheio de músicas infantis em ritmo carnavalesco.

O bailinho de carnaval foi desenvolvido pelo Projeto Aliviar da RFCC-PI que desenvolve festividades comemorativas com o intuito de contribuir com a recuperação dos pacientes oncológicos, amenizando as dores de um tratamento muitas vezes intenso e desconfortável. É o que relata Samara Pinheiro, voluntária da RFCC-PI, que acompanhou a execução de toda a folia das crianças.

"Essas festinhas que a RFCC-PI promove nas datas comemorativas são muito importantes para os pacientes, pois é o momento que eles relaxam, esquecem do tratamento e do câncer. Todas as voluntárias ficam muito felizes, pois se os nossos pacientes estão felizes, nós também ficamos, é por isso que promovemos esses momentos para eles", disse a voluntária.

Para Amanda de Oliveira, mãe e acompanhante do paciente José Aquiles, a ideia de comemorar o carnaval com os pacientes oncológicos e seus familiares é uma forma de levantar a autoestima e trazer alegria para o ambiente hospitalar. "É muito boa essa iniciativa de comemorar o carnaval com as voluntárias da RFCC-PI, é uma forma de descontrair e levantar a autoestima das crianças. Isso influencia muito na recuperação deles, que esquecem um pouco da tensão das enfermarias e vem aproveitar um pouco dessa alegria", descreveu a acompanhante.

Além das comemorações de carnaval, a voluntária Rosália de Sousa aproveitou a oportunidade para agradecer e se despedir das voluntárias peruanas da AIESEC, que prestaram auxílio nas atividades desempenhadas pela instituição na assistência ao paciente com câncer. "As voluntárias peruanas da AIESEC estão se despedindo da RFCC-PI após seis semanas conosco. Estamos muito gratas pelo voluntariado e aprendizado que nunca esqueceremos", relatou a voluntária.

Cindy Garay, estudante peruana de Medicina, relatou sobre a experiência do intercâmbio voluntário na instituição de apoio ao paciente com câncer. "Gostei muito de Teresina, é uma terra de gente muito carinhosa e acolhedora. Admiro a generosidade da RFCC-PI, apesar de ser uma entidade que não tem muitos recursos, eles ajudam a todos de forma igual com tudo que tem," contou a intercambista voluntária.

A folia continuará na próxima terça-feira (18), a partir das 9h, para os pacientes em tratamento no Hospital Universitário (HU). E na próxima quarta-feira (19), no Lar de Maria, a partir das 10h, durante a Quarta Solidária. As duas festividades contarão com a presença ilustre do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Teresina acompanhados da bandinha de carnaval.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: