Entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro, alunos da rede pública do Piauí, participam do P.I.E - Programa de Inovação e Empreendedorismo, ação que leva arte e cultura para as escolas de Uruçuí, no interior do estado, apresenta aos estudantes dos ensinos fundamental e médio técnicas e conhecimentos acerca da produção cultural brasileira, sobretudo no teatro. Contemplando cerca de 1,5 mil alunos, a ação é realizada pela Cultura Ambiental Produções e tem patrocínio incentivado da New Holland, Banco CNH, New Holland Construction e apoio da PME Máquinas. O projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura.
Com atividades que reúnem oficinas, palestras e aulas práticas, o programa aproxima os estudantes dos bastidores da produção cultural. “Nosso objetivo é apresentar aos estudantes quais serão as habilidades necessárias e o passo a passo a ser seguido por aqueles que decidirem seguir nas mais diversas áreas da cultura. Nas oficinas, eles aprendem todo o caminho percorrido por artistas e técnicos do setor, considerando desde as primeiras ideias até a realização de uma peça teatral, por exemplo. Além disso, são atividades que também os estimulam a trabalhar em equipe, a resolver problemas de forma coletiva, a pensar em soluções efetivas para problemas simples e a melhorar a comunicação com os colegas”, completa Jéssica Lora, produtora cultural do projeto.
Além das oficinas de produção cultural, os alunos terão contato com diversos tipos de profissões para que consigam entender como elas evoluíram ao longo do tempo. As atividades também promovem reflexões acerca das novas habilidades comportamentais, passando por diferentes tipos de inteligências, como a intrapessoal, interpessoal, a criativa, a interartificial e a empreendedora e educadora.
“Impulsionar a criatividade e a capacidade de resolver problemas nas escolas gera inovação para nossa sociedade. Este projeto estimula os alunos a pensarem sobre soluções para os desafios do mundo. Ao apoiar iniciativas assim, estamos contribuindo para formar profissionais mais preparados, engajados e comprometidos em gerar impactos positivos, promovendo um ambiente que valoriza a colaboração e a transformação social”, destaca Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina.
Trazendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), como tema principal, os alunos irão criar projetos em uma pequena competição, cujo objetivo é propor soluções para problemas básicos em suas comunidades. Na Feira de ideias, eles irão apresentar seus trabalhos, fazendo uma conexão direta entre os ODS e a realidade local. No final, os grupos vencedores são premiados com um tablet. O programa também conta com atividades para professores da rede pública, como a palestra “A importância da arte para o pleno desenvolvimento humano”, com foco na sustentabilidade e ensinando-os a trazer os temas dos ODS para a rotina da sala de aula. Também estão previstos workshops para professores sobre o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo, que visa correlacionar as mudanças do mercado de trabalho e a entrada do jovem neste cenário.
A fim de garantir a acessibilidade, o projeto acontecerá em ambientes adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, piso tátil e corrimões. Também contará com monitores treinados para receber pessoas com dificuldades de aprendizado, interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras para pessoas com deficiência auditiva, além de audiodescrição para deficientes visuais na palestra virtual.
CRONOGRAMA
21/10
E.M Patricio Franco
Escola Lourdes Cury
22/10
E.M Patrício Franco
Escola Lourdes Cury
23/10
E.M Patrício Franco
24 E 25/10
E.M Cícero Coelho
28 E 29/10
E.M Maria Pirex
E.M Arica Leal
30/10
E.M Itajacy Pacheco
01/11
E.M Manoel Leal
Fonte: Angela Miguel