
A Casa Firjan, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, abre na próxima sexta-feira (30) a exposição "Trabalhadores" de Sebastião Salgado.
Essa é a primeira exposição do fotógrafo no Brasil após sua morte, que aconteceu na semana passada. Em nota, a Casa Firjan expressou surpresa e tristeza com a notícia:
"Fomos pegos de surpresa e ficamos profundamente entristecidos com a morte de Sebastião Salgado. O objetivo inicial era celebrar sua genialidade em vida, mas agora essa exposição tem um significado ainda mais profundo: é uma homenagem a esse grande homem, profissional e ativista, que deixou um legado incomparável para a arte e para a consciência social."
Para os organizadores, a exposição leva a uma reflexão sobre o futuro do trabalho. “Ela provoca uma reflexão importante sobre o que o trabalho significa para nós hoje. Em um momento de transformações rápidas, com o avanço das novas tecnologias e mudanças nas formas de produção, trabalhadores nos convida a olhar para o passado para entender as mudanças que estão moldando o presente e o futuro", afirmam.
A exposição fica em cartaz até 21 de setembro, com um total de 149 fotografias, tiradas entre 1986 e 1992. A entrada é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
A curadoria e o design da exposição são feitos por Lélia Wanick Salgado, viúva do fotógrafo.
Serviço
Exposição: Trabalhadores - Fotografias de Sebastião Salgado
Período: de 30 de maio a 21 de setembro de 2025
Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h30
Local: Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Fonte: Agência Brasil