Arte e Cultura

Piauí terá a sua academia de cultura

Acadêmicos lançam manifesto de criação.

Da redação

Quarta - 02/03/2022 às 11:35



Foto: Divulgação Academia
Academia

Este manifesto é o marco de criação da Academia Piauiense de Cultura – APC, que propõe difundir e defender a cultura piauiense nestes tempos difíceis por que passamos em nosso País, cujas políticas educacional e cultural vivem momentos de grande desgaste.

Esta Academia surge, assim, como manifestação de resistência social por entender que é por meio da cultura que o povo se liberta da opressão, do obscurantismo, fortalecendo o sentimento de identidade enquanto nação, em defesa de virtuosos valores próprios que o identificam.

Canto do Buriti ganha Centro Cultural

Live transmitida do litoral abre Carnaval piauiense de 2022

Escritor piauiense vem ganhando destaque nacional com suas obras de romance

O filósofo, Caude Lefort (1924-2010), pioneiro na denúncia dos totalitarismos, lembra-nos que a "democracia é uma forma de convivência social e de resolução de conflitos em busca de sua própria definição" e que se distingue de outras formas sociais e políticas, porque é o único regime político que considera o conflito legítimo. Exige que sejam reconhecidos e respeitados os conflitos de necessidades e de interesses.

A APC não cumprirá sua razão de existir se não for aberta ao tempo, que não defenda a liberdade de expressão cultural em que se priorizem, e se valorizem, as diversas formas de manifestação do conhecimento, seja pela literatura, fotografia, artes plásticas, música, folclore e de tantas outras que nos identificam e nos aproximam.

O Estado do Piauí concentra rica seleção de atores sociais detentores de conhecimentos que se expressam valorizando a cultura, reverberando, contagiando os piauienses com suas iniciativas, em todos proporcionando grande orgulho por ter nascido, ou mesmo por ter vindo residir nesta terra abençoada, cheia de oportunidades, em que tem de maior valor seu povo.

A APC estará presente no cotidiano dos piauienses, na luta pela preservação da cultura, do patrimônio histórico do Piauí, no estímulo a toda iniciativa que vise à boa prática da leitura e no apoio a formações para os diversos segmentos da cultura.

Nesse sentido, buscará manter saudável convivência com as diversas Academias de Letras e com o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, que já cumprem suas respeitadas atribuições. Juntos poderemos estabelecer parcerias na promoção de eventos culturais que beneficiem a população, sobretudo que alcancem os segmentos ainda carentes de maiores oportunidades culturais, proporcionando-lhes benefícios reais de acesso ao conhecimento que nos liberta do universo sombrio da ignorância que apequena o caráter e as ações.

A APC, com sede na cidade de Parnaíba, terá suas ações voltadas para a cultura do Estado do Piauí, objetivando diminuir distâncias e barreiras de conhecimento e de cultura. O compartilhamento desses valores é necessário porque reduz distâncias, fomenta o sentimento de pertencimento a um Piauí mais homogêneo, mais fraterno, mais comprometido com o bom destino de seu povo.

O que faz desta Academia original, portanto, é o conjunto presente desde a composição de seus Patronos, que a dignificam, e dos ocupantes de suas Cadeiras, que desenvolvem trabalhos culturais em todo o Estado do Piauí, e em outras regiões do Brasil e do mundo.  Produzem, portanto, trabalhos singulares que extrapolam os limites territoriais do Piauí. Afinal, Cultura não tem fronteira. 

Assumimos grande responsabilidade pela ousadia de criar esta Academia, que só é precedida no Brasil pela Academia Cearense de Cultura – ACECULT, criada em 29 de setembro de 2016, e pela Academia Brasileira de Cultura, criada em dezembro de 2021 na antiga capital do Brasil – Rio de Janeiro.

O formato da ACECULT está servindo de referência para a APC, contando com a valorosa e rica consultoria do Historiador e Advogado José Luís Lira, idealizador da Academia Cearense de Cultura.

Os Acadêmicos da APC residem em cidades distintas do Piauí e em outros Estados do Brasil. Inclusive, um de seus acadêmicos reside em Lisboa. Esse fato, contudo, não inviabiliza suas atividades, graças ao avanço da tecnologia. As reuniões da APC acontecerão de forma semipresencial, superando distâncias físicas.

Parnaíba – PI, 23 de fevereiro de 2022

Fonte: Tamyres Rebeca

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: