Arte e Cultura

APRESENTAÇÃO

Música Inclusiva terá apresentação de coral de surdos da Associação Helen Keller

O Grupo Helen Keller teve início no ano de 2016, com um grupo de cinco professoras

Quarta - 25/09/2019 às 19:01



Foto: Ascom Musica inclusiva
Musica inclusiva

Quem disse que precisam de notas musicais para tocar o coração de um público ao assistir uma apresentação de coral? Neste sábado (28), a partir das 19h, o Parnaíba Shopping receberá a Associação Helen Keller para a Música Inclusiva, um evento que contará com a participação de integrantes da ONG com um coral de surdos, onde as músicas serão transmitidas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Parnaíba e da Secretaria Municipal de Educação.

O Grupo Helen Keller teve início no ano de 2016, com um grupo de cinco professoras que se reuniram para planejar o I Encontro Bilíngue para Formação dos Professores da Escola Comum de Parnaíba, um projeto que fez um levantamento sobre a educação dos surdos no município. Através desses questionamentos, surgiu a ideia de formar o grupo. Em setembro de 2018 foi registrado seu Estatuto e oficialmente como uma Associação. Hoje conta com dez membros fundadores, contador, advogado e cerca de 50 voluntários. Recebe esse nome em homenagem a Helen Adams Keller, que foi uma escritora, conferencista, ativista social norte-americana e a primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado.

Libras é um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles ou outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Foi estabelecida através da lei nº 10.436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas. Além de movimentos das mãos e pontos de articulação, a linguagem também inclui o uso de expressões faciais e corporais. Configurando um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos.

"O shopping é um ambiente que acolhe todos os tipos de público. Seja para o que vem realizar compras ou simplesmente passear. Poder receber um evento inclusivo como este é ter a oportunidade de abraçar a ideia e mostrar para quem frequenta que todos podem ser inseridos normalmente na sociedade. Por que não aqui no shopping? Será um evento muito bonito, todos deveriam assistir", conclui Marcelo Gurgel, superintendente do Parnaíba Shopping.

Fonte: Leal Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: