Arte e Cultura

Museus do RJ serão adequados a regras de segurança

Meta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é, em parceria com o corpo de bombeiros do estado, regularizar nove dos 16 espaços até o fim do ano

Sábado - 22/09/2018 às 13:09



Foto: Reuters / Ricardo Moraes Museu Nacional em Chamas
Museu Nacional em Chamas

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vão adequar os 16 museus do estado aos parâmetros de segurança da corporação. De acordo com o Ministério da Cultura, três deles já estão em vias de receber certificado de regularização: Museu Histórico Nacional, Nacional de Belas Artes e Casa de Benjamin Constant, todos localizados na capital do estado. A meta do Ibram é regularizar nove dos 16 espaços até o fim deste ano:

As demais unidades prioritárias para este ano têm até 900 m², o que, segundo o Ministério da Cultura, facilita a adaptação de acordo com os padrões de segurança. “As demais unidades, por suas dimensões, terão um prazo maior para adequação. Enquanto os ajustes são feitos, os museus seguem funcionando normalmente. Eles já atendem requisitos básicos para funcionamento”, informou, em nota, a pasta.

As ações de regularização do Ibram em parceria com o Corpo de Bombeiros envolvem: capacitação das equipes técnicas dos museus com abordagem de temas como combate ao princípio de incêndio, uso de extintores e ações imediatas de salvamento; e inspeções periódicas destinadas a apontar irregularidades e adequações necessárias à legislação de prevenção e combate a incêndio.

Fonte: Portal Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: