LUTO

Morre em Teresina o ator e o produtor Cultural Walfrido Salmito

Walfrido era um dos mais importantes produtores culturais do Piauí


Walfrido Salmito

Walfrido Salmito Foto: Arquivo pessoal

Morreu na noite dessa segunda-feira (30), um dos produtores culturais mais atuantes do Piauí, o ator Walfrido Salmito, 63 anos. Ele estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina, onde tratava de uma infecção por arbovirus, que poderia ser dengue, chikungunya, ou zika.

Walfrido foi internado na semana passada com fortes dores no corpo  e febre. O quadro dele se agravou e sofreu complicações renais e neurológica, chegando a ficar  intubado. Em seguida, o ator sofreu infecção generalizada e não resistiu. 

Walfrido Salmito era formado em artes cênicas e coordenou grupos de teatro e diversos espaços destinados a cultura na capital. Atualmente ele era professor no grupo de teatro Caneleiro, formado por idosas que frequentam o Sesc. Introduziu as aulas de teatro para essa idade na instituição.

O velório acontece na funerária Lótus, na avenida Miguel Rosa. O sepultamento será nesta terça-feira (31), a partir das 10h, no cemitério São José, em Teresina. 

Walfrido Salmito/Arquivo pessoal

“O professor, ator, autor e produtor cultural Walfrido Salmito partiu. Mas, deixou seu legado. amava cultura. Va em paz, Salmito, muita luz pra você. Meus sentimentos aos familiares”, disse o diretor do Theatro 4 de setembro, João Vasconcelos. 


O Governo do Piauí emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do produtor cultural. Confira:

O Governo do Piauí lamenta profundamente o falecimento do produtor cultural, Walfrido Salmito, ocorrido nesta segunda-feira (30).

Como produtor cultural Walfrido Salmito realizou várias exposições no espaço Sesc e trabalhava em parceria com escolas levando estudantes de várias idades para visitação de pontos culturais. Era professor do grupo de teatro Caneleiro.

Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Walfrido Salmito.

O Sesc Piauí também lamentou a morte de Walfrido Salmito:  "O momento é de consternação. W. Salmito fez história na Cultura do Piauí e era um dos maiores incentivadores das artes cênicas tendo iniciado o curso de Teatro para a Terceira Idade no Sesc".


Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: