Arte e Cultura

Estudantes da rede estadual lançam filme produzido no projeto Cinema na Escola

A comédia “Cabo de Guerra” conta com a participação de 24 jovens e adultos da rede estadual, que colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de nove meses do projeto.

Da redação

Quarta - 14/12/2022 às 17:48



Foto: Divulgação Evento
Evento

A governadora Regina Sousa participou, nesta quarta-feira (14), do lançamento do filme “Cabo de Guerra”, que faz parte do projeto Cinema na Escola. A primeira exibição aconteceu no Cinemas Teresina, no Teresina Shopping. A comédia conta com a participação de 24 jovens e adultos da rede estadual, que colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de nove meses do projeto.

A chefa do Executivo estadual ressaltou que essa experiência oferece a oportunidade dos alunos mostrarem suas habilidades e descobrirem talentos, que podem ser levados para o mercado de trabalho.

“A gente precisa da opção pela juventude. As escolas, de tempo integral principalmente, precisam dar itinerários para os alunos para que eles se descubram, não é só fazer as atividades acadêmicas, passar no Enem, isso também é importante, mas eles precisam de outras possibilidades. Então, essa experiência mostra que os estudantes têm imaginação, têm criatividade, talentos e que são capazes de produzir um filme. Assim se descobre profissionais para várias áreas, são oportunidades que se abrem para esses meninos”, disse Regina Sousa.

Projeto “Digitalização Viajante” digitaliza produções audiovisuais piauienses

O Circo dos Sonhos: espetáculo gratuito terá dança, teatro e capoeira

Concerto de Natal arrecada itens para crianças com câncer em Teresina

Durante a execução do projeto, os estudantes foram incentivados a criarem suas próprias histórias, mas com o olhar voltado para a produção cinematográfica. Eles aprenderam sobre técnicas de roteiro, fotografia, atuação para cinema, edição, corte, música, trilha sonora, acesso aos softwares de edição, dentre outros segmentos.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, destacou que o projeto faz parte do currículo do Novo Ensino Médio e que o objetivo é buscar com que a escola possa ofertas aos estudantes piauienses muito mais do que somente conteúdo em sala de aula. “A Secretaria da Educação vem passando pela implementação do Novo Ensino Médio, que prima pelo protagonismo do nosso estudante. Nosso currículo traz a busca de novas competências e novas habilidades para eles. Entendemos que educação não se faz só dentro da sala de aula, mas explorando vários espaços e os talentos dos nossos estudantes”, afirmou o gestor.

O filme “Cabo de Guerra” conta, de forma divertida e, ao mesmo tempo, reflexiva, a disputa entre dois anjos do gabinete celestial. Angeriel, um anjo do bem, que sempre quer ajudar as pessoas, ao contrário de sua parceira, Sataninha, um ser mal-humorado, inescrupuloso e cheio de artimanhas para vencer qualquer disputa. Como em um vai e vêm de cabo de guerra, Angeriel e Sataninha irão disputar na Terra as emoções de cada humano. Seja para o bem ou mal, vencerá o anjo que executar a melhor estratégia de jogo e influência sobre essas pessoas.

Joshua Sepulvêda, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico de Moura Neto, falou sobre sua experiência na participação do filme. “Foi uma experiência incrível, que vou levar para minha vida, fiz o personagem do mordomo e aprendi várias técnicas. Foi realmente maravilhoso”.

O curta-metragem tem a produção geral de Gustavo Miranda e foi dirigido pelo cineasta Cícero Filho, que produziu junto com os alunos ao longo dos nove meses de curso. Ele afirma que, a partir deste projeto, quatros alunos já estão no mercado de trabalho. “Estamos capacitando jovens e abrindo novas janelas de conhecimento e oportunidades para eles”, declarou.

Para o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o filme “é a prova do protagonismo juvenil. Um filme feito pelos alunos, desde a produção à maquiagem, encenação, gravação isso é estar na escola, juntar cultura, arte e educação”, disse .

O projeto Cinema na Escola teve o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec), com o Edital de Emergência Cultural “Prêmio Seu João Claudino”.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: