Arte e Cultura

Projeto “Digitalização Viajante” digitaliza produções audiovisuais piauienses

William Plotnick, diretor executivo do Cinelimite, responsável pelo trabalho de digitalização e o fundador da IDFB

Da redação

Quarta - 14/12/2022 às 07:39



Foto: Divulgação Projeto
Projeto

Teresina é contemplada com o Projeto Digitalização Viajante, que tem como objetivo realizar a digitalização de filmes brasileiros nas bitolas de Super 8 e 8 mm. O trabalho de digitalização será realizado na UFPI, na sala do curso de Jornalismo no Centro de Ciências da Educação (CCE), a partir das 9h da manhã desta quarta-feira (14). O projeto já passou pelas cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Recife (PE) e seguirá de Teresina (PI) para São Paulo (SP) no dia 27 de dezembro.

Como muitos filmes em Super 8 ainda não foram digitalizados, essa é uma grande oportunidade para preservarmos essa produção artística da cultura piauiense, possibilitando sua divulgação em outros meios digitais na internet.

O projeto Digitalização Viajante, executado pela Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB) e criado em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, oferece serviços gratuitos de digitalização de 2K e 4K para cineastas brasileiros.

William Plotnick, diretor executivo do Cinelimite, responsável pelo trabalho de digitalização e o fundador da IDFB, desenvolveu o trabalho de digitalização na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também estará em Teresina para participar das atividades locais.

Vale destacar, que nas décadas de 1970 e 1980, a cidade de Teresina, em torno do Cineclube Teresinense, vivenciou uma efervescência de produções em Super 8, com grupos organizados produzindo filmes e participando de Festivais de Cinema inclusive fora do Piauí.

Na capital do Piauí trabalho será iniciado com a digitalização dos filmes do Grupo Mel de Abelha e dos filmes do grupo liderado por José Wilson, diretor do filme "Um jeito estranho de amar". Filmes de outros diretores ou grupos poderão ser incluídos no trabalho de digitalização, neste caso, será necessário que o interessado entre em contato com os organizadores locais. O projeto pode se estender até dia 19 de dezembro, a depender da quantidade de filmes para digitalizar.

Serviço:

Projeto "Digitalização Viajante" digitaliza produções audiovisuais piauienses de forma gratuita na UFPI

O quê: Projeto Itinerante "Digitalização Viajante" oferece serviços gratuitos de digitalização e possibilita a divulgação de produções audiovisuais piauienses em outros meios digitais na internet.

Quando: Quarta-feira (14/12) às 9h

Onde: Sala do curso de Jornalismo no Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI

Quem: Prof. Luís Carlos Sales (86)99982-1499 e Valderi Duarte (86) 98815-1707

Para mais informações acesse o site do projeto.

Concerto de Natal arrecada itens para crianças com câncer em Teresina

O escritor Raphael Bruno lança seu livro 111

Natal de Sonho e Luz inicia hoje no adro da igreja São Benedito

Fonte: UFPI - Coordenadoria de Comunicação Social

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: