DOAÇÃO

Empresário Silvio Leite realiza doação de tela de artista piauiense para o TJ-PI

O artista plástico João Batista, que é do município de Pedro II, explica o motivo da releitura da obra ‘Ceia com Vaqueiros’ e sua admiração à cultura e fé dos sertanejos


Obra de arte  doada

Obra de arte doada Foto: Divulgação

Com o intuito de levar a representatividade dos artistas locais para as casas de justiça piauienses, o empresário Sílvio Leite, acompanhado do arquiteto e curador de arte Paulo Vasconcelos, realizou nesta quarta-feira (23) a doação de uma tela do artista plástico João Batista para o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A peça, recebida pelo presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, é intitulada ‘Ceia com Vaqueiros’, por se tratar de uma releitura da ‘A Última Ceia’ de Leonardo da Vinci, com elementos característicos da cultura nordestina.

O artista plástico João Batista, que é do município de Pedro II, explica o motivo da releitura da obra ‘Ceia com Vaqueiros’ e sua admiração à cultura e fé dos sertanejos. “O motivo dessa obra se chamar ‘Ceia com Vaqueiros’ é por conta da minha grande admiração aos vaqueiros, por isso quis mostrar essa minha paixão e o lado religioso desse povo. Agradeço ao Silvio Leite, que abriu essa porta para eu expor meu trabalho, e ao desembargador José Ribamar Oliveira, por estar acolhendo essa obra na sede do TJ”, disse João Batista.

O arquiteto Paulo Vasconcelos está realizando a curadoria artística do projeto que prevê que o antigo pavimento do Tribunal de Justiça do Piauí, localizado no bairro Cabral, seja transformado em um museu com exposições permanentes de artistas e artesões piauienses. O empresário Sílvio Leite ressalta que a doação é uma forma de incentivar e propagar o apoio aos artistas locais para exporem suas obras em espaços democráticos. “A doação dessa tela do João Batista é um apoio ao Tribunal de Justiça e ao desembargador José Ribamar Oliveira, que vai transformar o antigo pavimento do prédio do TJ em um museu com exposições permanentes dos artistas piauienses. Nós temos artistas com traços inconfundíveis e essa obra de arte é bastante característica do povo piauiense. Quero parabenizar e dizer que apoio e incentivo iniciativas como estas”, declara Sílvio Leite.

O arquiteto Paulo Vasconcelos aponta que o objetivo do projeto é que haja representação de artistas regionais nos prédios da justiça piauiense. “É um programa de doação de obras públicas, no qual o Tribunal de Justiça foi o principal receptor das doações, que foram adquiridas pela lei Aldir Blanc e incentivos fiscais do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) da Secretária de Cultura do Piauí e que vai proporcionar que as casas de justiça do interior do Piauí sejam lugares de visibilidade para os nossos artistas e artesões”, descreve Paulo Vasconcelos.

Além de receber a doação da obra de arte, o presidente do TJ-PI José Ribamar Oliveira também firmou um compromisso com Sílvio Leite em realizar um bosque de árvores piauienses que dão floradas, como ipês, flamboyants e caneleiros ao longo do canteiro central da avenida Padre Humberto Pietrogrande, que é onde está localizado o novo Palácio da Justiça do Piauí. “Estou muito grato com esse gesto, isso mostra que a sociedade pode interagir com os organismos públicos. Nós recebemos com muita alegria essa doação do Sílvio Leite, dessa encomenda especial que foi feita para fazer parte da galeria do Tribunal de Justiça do Piauí. Além disso, assumimos agora esse compromisso e já vamos começar a trabalhar nesse projeto de arborização da avenida onde está localizado a nova sede do TJ-PI”, afirma o desembargador José Ribamar Oliveira.

Fonte: iconenoticia

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: