Arte e Cultura

Crochê: veja dicas para iniciantes

A primeira coisa que um iniciante em crochê precisa fazer é conhecer as agulhas e linhas que existem no mercado

Redação

Terça - 02/03/2021 às 18:18



Foto: Divulgação Crochê
Crochê

Aprender uma técnica artesanal é sempre desafiador, mas o processo pode se tornar mais fácil e prazeroso se você seguir algumas dicas. E isso vale para o crochê.

Por isso, se você é iniciante em crochê vale a pena conferir as dicas que trouxemos a seguir e acelerar o seu aprendizado.

Dicas para iniciantes em crochê

Agulhas e linhas

A primeira coisa que um iniciante em crochê precisa fazer é conhecer as agulhas e linhas que existem no mercado.

As agulhas possuem numeração que vão de 0,5mm a 10 mm e quanto maior for a agulha, maior deverá ser a espessura do fio.

Para quem está começando o indicado é usar agulhas de 2 mm e fios de algodão, uma vez que essa combinação favorece o manusear e o trabalho de segurar a peça.

Outra dica importante: descubra o seu tipo de ponto. Algumas pessoas possuem ponto mais apertado, enquanto outras possuem ponto mais largo e frouxo. Esse detalhe impacta no tipo de linha e agulha que você deve usar.

Organize e prepare seus materiais

Na hora de começar a fazer o seu trabalho de crochê, separe e organize tudo o que você vai precisar, incluindo linhas, agulhas, gráficos e tesoura.

Além disso, organize o ambiente onde você irá fazer as peças. Garanta uma boa luminosidade e remova possíveis obstáculos que possam atrapalhar o trabalho.

E se você tiver um gatinho em casa coloque-o em outro cômodo, já que os bichanos são apaixonados por novelos e com toda certeza vão querer brincar com eles.

Pontos básicos

Todo iniciante em crochê precisa também conhecer os pontos básicos da técnica e suas devidas abreviações e simbologias.

Basicamente são quatro pontos principais de crochê: corretinha (Corr), ponto baixo (Pb), ponto baixíssimo (Pbx) e ponto alto (Pa).

O ponto correntinha é o mais básico de todos e o mais utilizado. É com ele que você deve aprender a fazer crochê.

O ponto baixo é indicado para peças que precisam de pontos firmes. Já o ponto baixíssimo é utilizado para dar acabamento e finalizar peças. O ponto alto, por sua vez, é o preferido para peças que precisam de relevo e textura, ele também possui uma trama mais aberta e espaçada.

Treine bastante

Pode parecer meio obvio, mas todo iniciante em crochê deve praticar bastante. Somente assim é possível chegar a um nível expert.

Avance de fase

E quando se sentir seguro e confiante aperfeiçoe a sua técnica. Saia da zona de conforto e busque novos pontos, novas linhas, novas agulhas, novos gráficos.

A técnica aliada a novos aprendizados é o que vai garantir um trabalho em crochê cada vez melhor.

Não tenha medo de recomeçar

Errou? Desmanche a peça e comece de novo. Muita gente tem medo e até mesmo dó de desfazer um trabalho. Mas é só assim que se aprende.

Por isso, ao errar não tenha medo e faça tudo de novo. Faz parte do aprendizado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: