
Morreu na noite desse domingo (28), aos 99 anos, a atriz Berta Loran. Ela estava internada a alguns meses em um hospital particular em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Veterana na TV, Basza Ajs nasceu em Varsóvia, na Polônia, e veio para o Brasil aos nove anos de idade refugiada do holocausto e do regime nazista. Tendo que mudar seu nome, adotou Berta Loran, como é conhecida até hoje. No Brasil, construiu uma carreira brilhante, virando referência no humor nacional e uma grande trajetória na TV e no teatro que se estendeu por mais de sete décadas.
Carreira
A lenda da comédia é vista como um dos nomes mais importantes para o humor brasileiro. Berta entrou na TV Globo em 1966, e ficou conhecida pelos seus diversos papéis, dentre eles A Escolinha do Professor Raimundo (1990-1995) e Zorra Total (1999-2015), tendo também várias parcerias com Chico Anysio, como parte do elenco fixo de Chico Total (1996), além de trabalhos no teatro. Seu último trabalho na TV foi em A Dona do Pedaço (2019).
A morte da atriz foi confirmada pelo hospital onde ela estava internada. "O Hospital Copa D'Or informa, com pesar, o falecimento da senhora Berta Loran na noite de domingo (28/9) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", informou o hosipital.
Berta vivia reclusa da sociedade e sem mater contato com a imprensa ou amigos. A atriz completaria 100 anos em março do próximo ano.
Fonte: Notícias da TV
Mais conteúdo sobre:
#Berta Loran #Copacabana #Rio de Janeiro #Polônia #Brasil #TV Globo #Chico Anysio