Concursos

Secretário de Governo adianta que Governo do Piauí também realizará concurso para médico

Secretário de Governo adiantou que o Governo do Piauí também realizará concurso para médico em 2022

Da redação

Segunda - 13/12/2021 às 20:58



Foto: Divulgação Reunião
Reunião

A pandemia evidenciou um dos principais problemas da Saúde Pública no Piauí, a celebração de vínculos de trabalho precários com profissionais médicos. Em nome de demandas como essa, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí tem intensificado mobilizações para garantir aos profissionais contratos de trabalho dignos, por meio de concurso público estatutário, e ainda, garantir atendimento de Saúde de qualidade para a população.

Em nome dessa pauta de negociação, o SIMEPI tem buscado o diálogo com gestores públicos, para reivindicar a realização de concurso públicos, tanto nas prefeituras quanto no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI).

Desde o ano de 2020, o SIMEPI tem como foco principal a luta por concurso público para médicos, devido ao grande número de profissionais que hoje atuam no serviço público com vínculos precários, e o resultado começa a ser notado. Durante o mês de novembro, a diretoria do SIMEPI solicitou reuniões com gestores públicos, com o objetivo de cobrar soluções para essa demanda.

Em reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; o vice-prefeito da Capital, Robert Rios; e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a categoria expôs os vínculos precários entre a FMS e os cerca de 80% dos médicos que atuam na Fundação com vínculo de trabalho precário. Durante as reuniões, o SIMEPI apontou como os vínculos de trabalho precário custam caro à Secretaria de Finanças e ao Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) e, ainda, não garantem assistência de Saúde para a população. Da reunião resultou o compromisso assumido pelo vice-prefeito, Robert Rios, de que a Prefeitura de Teresina realizará concurso público para a FMS em 2022. E, ainda, um segundo compromisso de que em 2023 Prefeitura de Teresina e SIMEPI voltam a discutir o pagamento do Piso FENAN à categoria.

Na mesa de negociação com o Governo do Estado, as demandas se repetem. O SIMEPI esteve em duas rodadas de negociação junto à Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SEADPREV), sendo que o último encontro, realizado essa semana, contou também com a participação do secretário de Governo, Osmar Júnior, onde foi firmado o compromisso de que em 2022 o Governo do Estado do Piauí vai realizar concurso público para contratação de médicos estatutários.

Durante o 10º Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico, o secretário de Saúde, Florentino Neto, também se comprometeu em deixar o edital do próximo concurso público já encaminhado, antes de deixar a SESAPI para disputar cargo eletivo no próximo pleito.

Dessas rodadas de negociação, os médicos saem fortalecidos com os compromissos firmados para a realização de dois concursos públicos para a contratação de médicos para atuar junto a FMS e a SESAPI, no próximo ano.

--

Fonte: Roberta Rocha Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: