Concursos

Governo decreta situação de emergência no concurso da Polícia Militar do Piauí

A medida se deu após a suspensão das provas que deveriam ocorrer no último domingo (05)

Da Redação

Terça - 07/12/2021 às 11:50



Foto: Marcelo Cardoso/CCom Quartel do Comando geral da Polícia Militar do Piauí
Quartel do Comando geral da Polícia Militar do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência administrativa na realização do concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar do Piauí. O decreto de nº 20.31 foi publicado no dia 06 de dezembro no Diário Oficial do Estado e tem o objetivo é acelerar o processo e a conclusão do certame que oferece 1 mil vagas para o cargo de soldado.

As provas do concurso estavam marcadas para ocorrerem no último domingo (05), mas foram canceladas pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), responsável pela organização do certame. A suspensão se deu com  intuito de evitar a disseminação da Covid-19 após a inscrição de mais pessoas do que era esperado. O órgão afirmou que a precisaria de mais bens e serviços do que estava sendo planejado.

A situação de emergência na realização do concurso público para o cargo de soltado é pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Wellington Dias disse que o concurso não pode ser prejudicado e que a demora para o prosseguimento das etapas e a conclusão de suas fases causam inúmeros prejuízos.

"Existe a necessidade de adoção de medidas urgentes no setor de segurança pública para evitar danos eminentes à incolumidade física da população, especialmente medidas voltadas para suprir e reforçar o quantitativo de policiais militares disponíveis para execução das medidas de segurança pública no estado e combate e prevenção às ações ilícitas”.

Ficou determinado a elaboração urgente de novo cronograma de execução do concurso para o preenchimento de 1.000 vagas para ingresso no Curso de Formação de Soldados da PM e manutenção do cronograma do concurso para as 40 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficiais da PM.

O decreto estabelece ainda a possibilidade de contratação direta de serviços e bens indispensáveis à realização do certame por parte do Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Uespi (Nucepe). O Poder Público Estadual deverá adotar as providências e coordenará as ações que se fizerem necessárias para minimizar os problemas que causaram a situação de emergência.

Veja o decreto!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: