Quem acompanha o concurso bombeiros PI 2022, esperava a publicação do edital ainda em outubro de 2021. Sem definição da data, os candidatos se preparam como podem. Apesar da dificuldade do concursando para organizar suas metas e objetivos sem data de exame, algo já pode ser esperado.
A grande expectativa é que o edital para o concurso bombeiros PI 2022 seja publicado ainda no início do ano pelo Núcleo de Concursos da Universidade estadual do Piauí (Nucepe) e, a partir da data de publicação, os concursandos terão dois meses até a realização das provas.
Entenda o que está por vir no concurso bombeiros PI 2022
Mas, o que falta para que o edital seja finalizado? Essa é a resposta que os candidatos esperam. A banca organizadora do exame já foi definida, no entanto, o problema do atraso no edital do concurso bombeiros PI 2022, agora, é de ordem burocrática.
Mesmo já definida, a banca organizadora - Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – não foi finalizado o processo de contratação dela. São os órgãos responsáveis que atuam na definitiva da contratação dessa banca, a saber a Procuradoria Geral do Estado.
O processo de abertura do concurso bombeiros PI 2022, que antes estava a julgo da Controladoria Geral do Estado, deve passar por uma etapa básica de avaliação, que foi designada à PGE.
Com isso, a expectativa é que em pouco tempo o edital seja lançado. O corpo de Bombeiros tem necessidade do concurso, pois como disse o coronel José Rêgo é necessária a complementação imediata porque a situação da organização é de “efetivo reduzido”.
O edital básico traz algumas informações sobre as vagas, a seleção e o aspecto que o concurso bombeiros PI 2022 terá.
São 60 vagas para o cargo de soldado do corpo de bombeiros para candidatos com nível médio completo, com idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.
O projeto inicial espera ampliar as vagas além das 60 vagas imediatas. Com o concurso bombeiros PI 2022 o órgão espera receber mais de 5 mil candidatos oferecendo remuneração a partir de R$3.100.
Outro aspecto curioso é a definição de altura mínima, sendo 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Todos candidatos precisam ter CNH nível “B”. Os candidatos serão analisados em cinco fases:
Exame de conhecimento por prova escrita;
Testes psicológicos, de saúde e aptidão física;
Investigação social.
Os candidatos podem se preparar para a prova objetiva estudando editais dos anos anteriores, a saber conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia, marcando 60 questões.
Para o TAF – Teste Físico é necessário preparo físico. A prova testa a aptidão para corrida de 12 minutos, abdominal remador, natação, que para os homens é 50 metros em 1min15seg e para as mulheres 1min30seg, subida de 2,5 metros em corda lisa, teste de fobia e resistência ao subir escadas.