De 30 de agosto a 1º de setembro, Teresina vai sediar a 46ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, um dos mais antigos e tradicionais eventos esportivos do país. Nestes três dias, algumas vias do circuito da competição estarão fechadas para o tráfego de veículos, tanto para a segurança dos atletas, como da população.
Serão fechadas a Av. Raul Lopes, até o Riverside Shopping, a Ponte Estaiada e parte da Av. Alameda Parnaíba.
A programação oficial do evento começa na sexta-feira (31) pela manhã, a partir das 8 horas, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, com o congresso técnico na presença dos representantes de cada delegação e a entrega dos uniformes dos atletas.
À tarde, a partir das 13 horas, acontecem as disputas da 1ª disciplina, o Contra Relógio Individual (CRI). O evento encerra às 17 horas, quando o tráfego das vias voltam a ser liberados.
No sábado (31), as vias de passagem da competição também estarão interditadas de 7h até as 17 horas. Nesse dia, a partir das 13 horas acontece a 2ª disciplina, de Resistência.
No domingo, a competição será pela manhã, com as vias interditadas de 7h às 12 horas, pois acontece a 3ª e última disciplina, o Circuito. A premiação dos campeões será logo após o encerramento das baterias. Serão conhecidos os campeões individuais e os campeões por estados.
Delegações começam a chegar hoje
Nesta quarta-feira (28), começam a chegar atletas dos 16 estados das duas regiões. São aproximadamente 560 ciclistas que disputarão as três disciplinas oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Já estão em Teresina delegações do Acre e de Rondônia.
A diretoria, comissários e funcionários da CBC também estarão chegando na cidade, entre eles o diretor técnico da entidade, Marcos Barbosa, e na sexta-feira (30), o presidente da entidade, José Vasconcelos, para acompanharem e fazerem toda a supervisão do campeonato.
A seleção piauiense conta com 33 atletas e todas as delegações estarão concentradas a partir desta quinta-feira (29) no hotel Blue Tree Tower Rio Poty.