![Coleta de lixo em Teresina](https://piauihoje.com/uploads/imagens/img-20210319-141203-057-1681306627.jpg)
Pelo menos três mil trabalhadores da limpeza urbana de Teresina paralisaram as atividades para reivindicar o pagamento de salários atrasados. Serviços de varrição, capina e coleta de lixo estão parados desde as 0h desta terça-feira (11).
O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (SEEACEP) está organizando uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Teresina, que deve ocorrer na manhã de hoje.
Segundo Jonatas Miranda, presidente do Sindicato, os trabalhadores estão sem receber os salários dos meses de dezembro e janeiro, além do não pagamento do vale-alimentação.
Ainda, há atrasos no pagamento da segunda parcela do 13º salário, vale-transporte, plano de saúde e depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O Piauí Hoje entrou em contato com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), que informou que "os processos relativos aos valores devidos pela prestação dos serviços de limpeza pública referentes ao mês de janeiro de 2025 estão cumprindo os trâmites legais e serão liquidados após a sua conclusão". Segundo o órgão, os procedimentos devem ser finalizados nesta semana e os pagamentos serão efetuados logo em seguida.
Já os salários atrasados anteriores a janeiro de 2025 "estão sendo analisados com o rigor legal, visando garantir a transparência e a proteção do erário público".
"Devido à falta de clareza deixada pela administração anterior sobre a execução dos serviços contratados, faz-se necessário verificar a sua efetiva prestação. Uma vez comprovada a execução, os pagamentos serão liberados", explicou a ETURB, em nota.