Cidade

Todos os ônibus passam a circular com janelas abertas em Teresina

A Strans recomendou ainda a intensificação da limpeza nos terminais de integração

Da Redação

Terça - 17/03/2020 às 13:31



Foto: Divulgação/Strans Terminal Itararé
Terminal Itararé

A partir desta terça-feira (17), os ônibus irão circular com as janelas abertas, até mesmo os que possuem ar condicionado. Isso porque a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) enviou o  Oficio Circular nº 340/2020 aos consórcios de ônibus da capital e aos fiscais dos terminais de integração, orientando ações de prevenção ao coronavírus.  

O documento recomenda a intensificação da limpeza diária nos ônibus e o reforço da limpeza de todos os espaços dos terminais, bem como nas estações de passageiros do Sistema Inthegra. O órgão comunicou ainda que será estendida a validade dos cartões de estacionamento dos idosos e deficientes que venceriam este mês para 30 de abril. Com essa prorrogação as pessoas não precisam se deslocar até a Strans para fazer a renovação dos cartões.

A Strans adianta que a limpeza já é feita diariamente nos veículos e espaços de uso do Sistema Inthegra, e que os ônibus das linhas alimentadoras (entre bairros e terminais) já circulam com janelas abertas, o que favorece a entrada e saída de ar.

O diretor de Transportes da Strans, Adriano Barreto, diz que as recomendações devem ser cumpridas para evitar qualquer risco de contaminação. “Estamos com essa orientação para que utilizem os materiais de limpeza que tenham comprovada eficácia no combate a esse vírus e também a outros germes. Essas medidas adotadas visam dar mais tranquilidade aos usuários dentro dos ônibus e quando permanecem nos terminais. Sabemos que a população já está bem informada sobre as medidas de higiene e de proteção e todos devem cumprir as recomendações”, diz.

A orientação dos especialistas em saúde é que as pessoas lavem as mãos com mais frequência, no caso de uso de transportes coletivos devem lavar as mãos o mais rápido possível após utilizarem esse meio de transporte. Se tiverem tosse ou espirro, que o façam direcionando ao cotovelo, e utilizem lenços descartáveis para proteção da boca e do nariz. Evitem espaços com grande quantidade de pessoas e também tocar nos olhos e nariz sem que tenham higienizado as mãos, além de fazer a limpeza frequente com álcool em gel dos objetos de uso pessoal como o celular.

Fonte: Com informações da Strans

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: