Cidade

SINTETRO

Teresina terá greve de motoristas e cobradores de ônibus a partir desta terça-feira (13)

Trabalhadores denunciam descontos em salários e falta de EPIs, entre outras reivindicações

Valciãn Calixto

Segunda - 12/10/2020 às 18:24



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Ônibus circular
Ônibus circular

Tem início amanhã (13) nova greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina por tempo indeterminado. Ajuri Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte do Piauí (Sintetro), confirmou o ato em vídeo divulgado na página do sindicato no Facebook.

Entre as reivindicações, Ajuri denuncia desconto no pagamento da categoria, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) como álcool gel, outros.

"Convidamos os trabalhadores do setor urbano de Teresina para fazer adesão à greve que se inicia amanhã. A verdadeira motivação é o não pagamento da Medida Provisória que não cobre nem 30% dos tickets alimentação nem plano de saúde. Além disso a estrutura dos sinais de linha estão totalmente precárias, não dão condições mínimas nem mesmo para fazermos necessidades fisiológicas, não temos EPIs, não temos álcool em gel, também temos tido descontos em nossos salários, por isso iniciamos a greve amanhã por tempo indeterminado. Nossos direitos estão garantidos na convenção coletiva de trabalho e vamos lutar por eles", esclareceu.


Strans garante transporte alternativo

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que vai garantir o funcionamento de transporte alternativo a partir de amanhã (13) para atender usuários do transporte público durante a greve. 

A Strans já tem o cadastro de 57 vans e ônibus que operaram durante a última greve deste ano. Para aumentar a frota de veículos alternativos enquanto durar essa greve, novos veículos serão cadastrados a partir desta terça-feira (13).

O gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Rômulo Rego, orienta que serão obedecidos alguns critérios no ato do cadastro dos veículos. “Temos que garantir a segurança dos usuários e alguns itens de segurança serão verificados para aprovação do cadastro”, informou.

O usuário que necessitar do transporte alternativo poderá fazer o pagamento da passagem com vale transporte ou em dinheiro no valor de R$ 4,00. Não será aceita meia passagem.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<