Ao todo, 159 municípios do estado estão classificados em grau de perigo, com predominância de níveis mais elevados de severidade. Entre as cidades sob alerta está a capital, Teresina. O alerta meteorológico foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para o restante desta terça-feira (27) e o início da quarta-feira (28).
O aviso é de chuvas intensas, com previsão de precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h. O alerta tem início às 10h desta terça-feira (27) e segue até as 10h da quarta-feira (28).
Alerta da Semarh | Foto: Ascom Semarh
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
A orientação é que a população redobre os cuidados. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Canais oficiais de atendimento
O Governo do Estado reforça que, em situações de emergência, a população utilize exclusivamente os canais oficiais:
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Defesa Civil: 199
A Defesa Civil Estadual também disponibiliza atendimento via WhatsApp (86) 9409-9388 e o sistema de alertas por SMS, com cadastro pelo número 40199, garantindo informação rápida e apoio à população durante todo o período chuvoso.
Mais conteúdo sobre:
#Alerta de chuvas no Piauí #Semarh #chuvas intensas #alerta meteorológico #Teresina #Defesa Civil #ventos fortes #risco de alagamentos