Fiscais do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado ao Ministério Público do Piauí (MPPI), apreenderam 40 caixas de panetones de 400 gramas em um supermercado na zona leste de Teresina. Durante a inspeção, foi constatada a presença de baratas no interior das embalagens.
Os produtos foram recolhidos, e o estabelecimento foi autuado por comercializar alimentos em condições inadequadas de higiene.
De acordo com Arimateia Area Leão, chefe de fiscalização do Procon, o supermercado terá 15 dias úteis para apresentar sua defesa.
A Pandurata Alimentos, fabricante do produto, informou que abriu um processo de investigação interno para entender o que aconteceu.
"A Pandurata Alimentos informa que está avaliando o ocorrido junto ao supermercado envolvido e iniciou um procedimento interno de investigação. Reforça que adota rigorosos padrões de segurança de alimentos em todo o processo produtivo e na cadeia de fornecimento, além de possuir a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), referência global em boas práticas na indústria alimentícia. A empresa segue as Normas de Boas Práticas de Fabricação, com cuidados que começam na criteriosa seleção de fornecedores e se estendem por todas as etapas de produção. Menciona que as condições de guarda e armazenamento são de responsabilidade dos estabelecimentos. Por fim, reitera seu compromisso com a segurança e qualidade de seus produtos e permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional", diz a nota.