GOVERNO

Servidores podem utilizar ferramenta para compartilhar arquivos

O Piauí Box permite o trabalho de casa por parte dos servidores no período de isolamento social


Govero do Piauí

Govero do Piauí Foto: Reprodução

Para os servidores estaduais que entrarão em regime de revezamento, como medida para diminuir o contágio do novo coronavírus, e precisam trabalhar de casa, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) já disponibiliza a ferramenta Piauí Box, que facilita o compartilhamento de informações entre funcionários e secretarias por meio do armazenamento de arquivos no datacenter do Estado.

O Piauí Box possui funcionalidade semelhante ao ‘Dropbox’ e ‘OneDrive’ que permitem a partilha de um software livre pelo navegador de internet usando o endereço drive.pi.gov.br.

De acordo com o diretor técnico da ATI, David Amaral, para fazer o login é necessário o uso de um e-mail corporativo e senha, o mesmo já utilizado para acessar o e-mail institucional e o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). “Essa é mais uma ferramenta de arquivos para facilitar nos serviços de home office no período de quarentena dos servidores e os arquivos são armazenados de forma segura no datacenter, isso gera uma confiabilidade de acesso e segurança. O servidor pode enviar todos os seus documentos em PDF, arquivos de fotos e vídeos, além de armazenar tem a possibilidade de compartilhar com outros servidores em vez de usar um pen drive”, ressaltou Amaral.

O administrador de Redes da ATI, Cristiano Altino, explica que o servidor tem a possibilidade de baixar o aplicativo do Piauí Box em computadores, smartphone e tablets. “O servidor configura essa mesma conta de acesso que é o drive.pi.gov.br no aplicativo, faz a autenticação com seu usuário e senha do e-mail institucional e vai poder sincronizar arquivos da sua máquina local com o sistema que vai armazenar essas informações e fazer as outras atividades disponíveis”, disse Altino.

Ainda de acordo com Cristiano, o servidor tem uma cota de 1gb de disponibilidade para armazenar seus arquivos. “Caso seja necessário espaço a mais, o servidor deve entrar em contato com a ATI que será verificada a possibilidade de expansão de memória”, esclareceu o administrador.

Como baixar o aplicativo

Para o servidor sincronizar os documentos de sua máquina local de trabalho para o seu computador doméstico, celular ou tablet, deverá acessar o site drive.pi.gov.br . Logo abaixo da opção usuário e senha clique na imagem na qual deseja instalar, se Apple Store, para aparelhos com sistema iOS; Google Play Store, para Android; Windows ou sistema Mac Apple em computadores e seguir os procedimentos que o site fornece.

Todos os arquivos estarão sincronizados automaticamente com a plataforma e disponível entre os colaboradores para o compartilhamento de informações.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: