A Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) está ativamente participando da força-tarefa para apoiar as mais de mil famílias afetadas pelas intensas chuvas em Picos. As equipes de assistentes sociais da Sasc têm trabalhado em diversas frentes, incluindo o treinamento das equipes da prefeitura local e a organização do abrigo provisório para as famílias desabrigadas. Além disso, a secretaria está enviando 400 kits de higiene para ajudar no atendimento imediato.
Na manhã de quinta-feira (16), a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, participou de uma reunião do Comitê de Crise, que reúne diversos órgãos do Governo do Estado. Segundo Janaína, a equipe da Sasc tem feito visitas regulares às famílias afetadas, além de coordenar o funcionamento do abrigo temporário na escola Petrônio Portella, e gerenciar a distribuição das doações que chegam à cidade.
"Desde a primeira chuva, em 30 de dezembro, estamos atuando. Realizamos um treinamento com a prefeitura para organizar o cadastro das famílias. Temos uma equipe dedicada, cuidando da organização das doações e do abrigo", explicou Janaína Mapurunga.
O abrigo temporário está localizado na escola Petrônio Portella, onde a maioria das vítimas foi retirada das áreas alagadas e levada até o local, aguardando ser recebida por familiares ou amigos. Entretanto, muitas pessoas seguem sozinhas. A Sasc mapeou 200 famílias ainda em situação de desalojamento.
A secretaria também está trabalhando para antecipar o pagamento do Bolsa Família para as famílias afetadas pelas chuvas em Picos. "Estamos em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social para garantir que o Bolsa Família seja pago em um único dia, ao invés de ser escalonado", afirmou Janaína Mapurunga.
Campanha de Doações
A campanha Abrace Picos está arrecadando itens essenciais para as vítimas, como alimentos não perecíveis, material de limpeza, roupas, kits de higiene, lençóis e colchões. Os pontos de arrecadação são:
Teresina:
- Defesa Civil - Rua Jaicós, 1345, bairro Ilhotas
- Quartel do Corpo de Bombeiros - Avenida Miguel Rosa, 3515, bairro Piçarra
Picos (novo endereço):
- Rua Landri Sales, 167, bairro Bomba
Essas ações visam minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o atendimento às famílias afetadas pela crise.
Fonte: CCOM/PI