O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 22.837 ligações em Teresina somente no primeiro semestre de 2024. Urgência clínica e acidentes de trânsito foram as maiores causas de acionamento do serviço, que atende pelo telefone 192.
Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que gerencia o serviço, e foram divulgados nesta terça-feira (20). De acordo com o levantamento, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2024, foram realizados 14.502 atendimentos com envio de ambulância, dos quais 4.689 ocorreram por motivos de urgência clínica; 3.949 devido a acidentes de trânsito, 1.391 por mal súbito, 1.197 por queda e outros acidentes, entre outras causas.
Algumas ocorrências não necessitam do envio de ambulância. A avaliação é realizada pelo Médico Regulador, que tem por função avaliar cada caso e prestar orientações de socorro às vítimas em casos mais simples. Durante o primeiro semestre de 2024, 1057 atendimentos foram resolvidos apenas pela orientação telefônica.
Ainda no mesmo período, foram registrados apenas cinco trotes para o telefone do SAMU. A diretora geral Adélia Oliveira, diz que informações nos meios de comunicação ajudam a orientar sobre o uso do serviço.
“Existe sensibilização com informações de que não se deve ter esse tipo de comportamento. Casos de trotes implicam em atraso nas ocorrências, desgaste nas equipes e dificulta o atendimento a quem realmente está necessitando”, analisa.
Fonte: Com informações da FMS