Cidade

PRIORIDADE

Projeto de lei propõe atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia

A proposta é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa doença

Da Redação

Quinta - 05/05/2022 às 15:17



Foto: Divulgação Plenário da Alepi
Plenário da Alepi

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) a regulamentação da Lei Nº 7.628/2021, de sua autoria, que determina atendimento prioritário a pessoa com fibromialgia no Piauí.

A proposta é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT)  e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa doença, tendo em vista que muitos ficam em filas de estabelecimentos públicos e privados.

 “Queremos agilizar a regulamentação da Lei, que beneficia centenas de pessoas que sofrem com esse problema no nosso Estado. Tenho recebido inúmeros elogios de pessoas com fibromialgia, pela apresentação da norma, mas precisamos regulamentar a Lei, para que elas possam ser, efetivamente, contempladas”, pontua Franzé.

Uma das medidas para a efetividade da lei, seria a confecção de carteira de identificação para os fibromiálgicos, de maneira que eles possam, ao frequentarem os estabelecimentos, apresentar a documentação atestando sua condição e a exigência normativa.

O que é a fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dores no corpo, fadiga, sono não reparador, problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamento, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

 De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a síndrome é bastante frequente. No Brasil, há cerca de 4 milhões de pacientes com fibromialgia, principalmente mulheres e costuma surgir entre os 30 e 55 anos, embora atinja também crianças e idosos. No mundo, mais de 150 milhões de pessoas sofrem com o mal, entre 75% e 90% mulheres. O diagnóstico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é totalmente clínico e feito através dos sintomas e sinais.

Ciclista é atropelado na BR-343 e amigos fazem campanha para doação de sangue

Lojas do centro e bairros irão funcionar até às 18h no sábado (7)



Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: