
O Projeto 60+ beneficia mil pessoas com mais de 60 anos em Teresina, oferecendo atividades físicas, acompanhamento médico e suporte psicológico desde novembro de 2023. O programa é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc).
Atualmente, o projeto atua em nove bairros da capital: Alto da Graça, Dirceu, Monte Castelo, São João, São Pedro, Mocambinho, Morada do Sol, Santa Maria da Codipi e Parque Piauí, onde são disponibilizados profissionais das áreas de saúde e assistência social, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Os participantes têm acesso a exames periódicos, atividades físicas orientadas e práticas recreativas ao longo do ano, promovendo o bem-estar físico e a socialização.
A iniciativa busca prevenir doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, além de combater a depressão, condição que afeta significativamente essa faixa etária, melhorando a qualidade de vida dos idosos e cuidando da saúde mental, física e espiritual.
Gilvana Gayoso, superintendente do Idoso na Sasc, reafirmou a importância do projeto para os cidadãos da terceira idade: “O Projeto 60+ é um verdadeiro divisor de águas na vida dos nossos idosos.Ele devolve autoestima, saúde e alegria. É emocionante ver como eles se transformam com o cuidado e a atenção que recebem”, destacou.
O projeto também oferece espaços de convivência e escuta ativa para os participantes, além de promover atividades recreativas e culturais, buscando fortalecer os vínculos sociais e valorizar a experiência de vida dessas pessoas.
Projeto 60+A idosa Maria Félix, de 69 anos, que antes sofria com problemas de saúde, destacou o impacto que o projeto teve em sua vida, tanto social quanto fisicamente: “Antes de fazer parte deste grupo aqui no Mocambinho, eu tinha insônia, pressão alta, ansiedade, mas hoje participo e me sinto muito bem. Tenho várias amigas que participam; nós formamos uma família, e isso só nos engrandece. A gente se sente bem acolhida e valorizada pelas professoras. Recomendo para todos os idosos participarem”, declarou.
A inscrição no Projeto 60+ é voltada para os idosos que têm residência fixa em Teresina e pode ser realizada de forma gratuita, junto à equipe da Sasc nos bairros atendidos.
Fonte: Governo do Piauí